Modelos de crescimento populacional considerando efeitos sazonais em sistemas no limiar da extinção: uma investigação numérica

  • Erick dos Santos Silva Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Maracanã http://orcid.org/0000-0002-5009-2914
  • Joselaine Maria dos Santos Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT)
  • Paulo Sergio Lopes da Silva Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT)
Palavras-chave: Crescimento populacional, Efeitos sazonais, Investigação numérica

Resumo

O trabalho estuda um modelo de crescimento sazonal a partir de uma investigação numérica. Utilizamos um problema de valor inicial (PVI) útil para a descrição da periodicidade de sistemas populacionais, avaliando como os parâmetros constituintes do modelo afetam a periodicidade dos sistemas estudados, o que permite avaliar seu domínio de validade. Apresentamos a solução analítica do problema de valor inicial tomado por base em nossa investigação (PVI estruturante), seguindo posteriormente para a avaliação numérica dos parâmetros constituintes e de algumas variações imediatas do modelo básico. Mostramos também que o limite de validade do PVI estruturante, na modelagem de crescimento populacionais, revela-se independente da normalização admitida. Esse último fato costuma ser negligenciado em textos consagrados e amplamente adotados, por exemplo, em cursos regulares de graduação.

Biografia do Autor

Erick dos Santos Silva, Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Maracanã

Doutorando em Ensino de Física pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Astronomia pelo Observatório Nacional (ON/Brasil), mestre em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), bacharel e licenciado em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é docente do quadro permanente do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Maracanã.

Referências

BOYCE, WILLIAN E. Equações diferenciais elementares e problemas de valores de contorno. Tradução: Valéria de Magalhães Iório. 9ª Ed. Rio de Janeiro: LTC,2014.

CUNHA, J.A.R.; CÂNDIDO, L.; OLIVEIRA, F.A. e PENNA, A.L.A. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 39, n.3, 2017.

MÁXIMA. Site do software Máxima. Disponível em: http://maxima.sourceforge.net. Acesso em: 01 dez. 2019.

SILVA, E. S.; LIMA, A. R. Bifurcação no problema da coluna fina de Euler: uma mudança na estrutura topológica do espaço de fases associada à simetria do sistema físico. In: Jefferson Bento de Moura; Heliel Costa Teles. (Org.). Sobre ensino de Física e Matemática: Experiências docentes no IFMT - Campus Juína. 1ed. Mato Grosso: Editora espaço acadêmico, 2018, v. 1, p. 47-68.

SILVA, E. S. Modelagem de crescimento populacional por equações de diferenças: estabilidade local, bifurcação e discussão de um efeito particular de predação. Revista de Matemática da UFOP, v. 1, p. 51-66, 2020.

STEWART, James. Cálculo: Volume II. Tradução: Antonio Carlos Moretti. 5ª Ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006.
Publicado
2020-11-05
Como Citar
Silva, E. dos S., Maria dos Santos , J., & Sergio Lopes da Silva, P. (2020). Modelos de crescimento populacional considerando efeitos sazonais em sistemas no limiar da extinção: uma investigação numérica. Revista De Matemática Da UFOP, 2(1), 80-93. Recuperado de https://periodicos.ufop.br/rmat/article/view/4501
Edição
Seção
Artigos