Modelos de crescimento populacional considerando efeitos sazonais em sistemas no limiar da extinção: uma investigação numérica
Resumo
O trabalho estuda um modelo de crescimento sazonal a partir de uma investigação numérica. Utilizamos um problema de valor inicial (PVI) útil para a descrição da periodicidade de sistemas populacionais, avaliando como os parâmetros constituintes do modelo afetam a periodicidade dos sistemas estudados, o que permite avaliar seu domínio de validade. Apresentamos a solução analítica do problema de valor inicial tomado por base em nossa investigação (PVI estruturante), seguindo posteriormente para a avaliação numérica dos parâmetros constituintes e de algumas variações imediatas do modelo básico. Mostramos também que o limite de validade do PVI estruturante, na modelagem de crescimento populacionais, revela-se independente da normalização admitida. Esse último fato costuma ser negligenciado em textos consagrados e amplamente adotados, por exemplo, em cursos regulares de graduação.
Referências
CUNHA, J.A.R.; CÂNDIDO, L.; OLIVEIRA, F.A. e PENNA, A.L.A. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 39, n.3, 2017.
MÁXIMA. Site do software Máxima. Disponível em: http://maxima.sourceforge.net. Acesso em: 01 dez. 2019.
SILVA, E. S.; LIMA, A. R. Bifurcação no problema da coluna fina de Euler: uma mudança na estrutura topológica do espaço de fases associada à simetria do sistema físico. In: Jefferson Bento de Moura; Heliel Costa Teles. (Org.). Sobre ensino de Física e Matemática: Experiências docentes no IFMT - Campus Juína. 1ed. Mato Grosso: Editora espaço acadêmico, 2018, v. 1, p. 47-68.
SILVA, E. S. Modelagem de crescimento populacional por equações de diferenças: estabilidade local, bifurcação e discussão de um efeito particular de predação. Revista de Matemática da UFOP, v. 1, p. 51-66, 2020.
STEWART, James. Cálculo: Volume II. Tradução: Antonio Carlos Moretti. 5ª Ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006.
Copyright (c) 2020 Revista de Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.