Uma implementação do método de Penalidades para problemas de otimização restrita

  • Ramon de Oliveira Rocha IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba
  • Hernando José Rocha Franco
Palavras-chave: minimização restrita, algoritmos, programação matemática

Resumo

A otimização é um ramo da Matemática Aplicada que busca minimizar ou maximizar funções de determinados problemas a fim de obter suas melhores soluções possíveis. No campo da chamada otimização restrita, uma possível abordagem é a de transformar um problema restrito em um subproblema irrestrito, geralmente mais fácil e que pode ser resolvido e usado como base de um processo iterativo. Nesse contexto, este trabalho apresenta e discute a implementação de um método de otimização com restrições: o método de Penalidades. Para isso, o algoritmo foi programado e testado no software MatLab. Em seguida, o método foi aplicado na resolução de dez problemas testes da literatura matemática. Ressalta-se que, para a resolução de cada subproblema de otimização gerado, utilizou-se a função de otimização irrestrita fminsearch disponível no MatLab. Por último, coletou-se os resultados obtidos pelo algoritmo nessa aplicação e os comparou com suas respectivas soluções de referência. Assim, constatou-se que o algoritmo obteve os resultados de acordo com o previsto na literatura. Além disso, enfatiza-se que, quanto maior o número de restrições, maior a complexidade envolvida na implementação do problema, podendo aumentar a dificuldade de utilização do método.

Referências

[1] Mokhtar S. Bazaraa, Hanif D. Sherali, and Chitharanjan M. Shetty. Nonlinear programming: theory and algorithms. John Wiley & Sons, 2006.

[2] Frederick S. Hillier and Gerald J. Lieberman. Introdução à pesquisa operacional. McGraw Hill Brasil, 2013.

[3] Willi Hock and Klaus Schittkowski. Test examples for nonlinear programming codes. Journal of optimization theory and applications, 30(1):127–129, 1980.

[4] Jeffrey C. Lagarias, James A. Reeds, Margaret H. Wright, and Paul E. Wright. Convergence properties of the Nelder–Mead simplex method in low dimensions. SIAM Journal on optimization, 9(1):112–147, 1998.

[5] Ademir Alves Ribeiro and Elizabeth Wegner Karas. Otimização contínua: Aspectos teóricos e computacionais. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

[6] James Stewart. Cálculo, volume I. 7. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

[7] Peter Zörnig. Introdução à programação não linear.Brasília: UNB, 2011.
Publicado
2022-04-04
Como Citar
Ramon de Oliveira Rocha, & Hernando José Rocha Franco. (2022). Uma implementação do método de Penalidades para problemas de otimização restrita. Revista De Matemática Da UFOP, 2, 1-14. Recuperado de https://periodicos.ufop.br/rmat/article/view/5272