Medida de Lebesgue: uma análise especifica por meio dos conjuntos de Cantor
Resumo
A medida de Lebesgue em $\mathbb{R}$, é uma generalização da medida de comprimento usual. O presente trabalho apresenta uma discussão sobre medida de Lebesgue fazendo uma análise de suas propriedades utilizando subconjuntos pouco intuitivos da reta. Para tanto, por meio de uma ampla revisão de literatura, são apresentados conceitos introdutórios sobre a teoria de medida, a construção da medida de Lebesgue e as construções dos conjuntos de Cantor e ``tipo Cantor''. Esses conjuntos possibilitam extrair informações sobre a medida de Lebesgue, e como consequência, confrontam as relações métricas e topológicas desses conjuntos.
Referências
BARTLE, R. G., The elements of integration and Lebesgue measure. Wiley Classics Library, New York, 1995.
BOWEN, R. A Horseshoe with Positive Measure. Inventiones mathematicae, 29, 203–204, 1975.
BROUWER, L. E. On the structure of perfect sets of points. KNAW,1909.
CABRAL, M. A. P. Introdução à Teoria da Medida e Integral de Lebesgue. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
LIMA, E. L. Análise Real: Funções de Uma Variável, Vol. 1. Coleção Matemática Universitária, IMPA, Rio de Janeiro, 2016.
MOREIRA, C. G. Conjuntos de Cantor, dinâmica e aritmética. IMPA, Rio de Janeiro, 2002.
Copyright (c) 2022 Revista de Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.