Modelos de crescimento populacional de Malthus e Verhulst no ensino de funções que envolvem exponenciais

  • Gonçalves, R. R. Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop, MT, Brazil
  • Chong, O. A. G Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop, MT, Brazil
  • koga, M. T. Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop, MT, Brazil
  • Assis, R. A.
Palavras-chave: Metodologias de ensino, Funções exponenciais, Modelos populacionais

Resumo

A proposta metodológica deste trabalho está centrada nos professores de matemática que atuam, sobretudo, na Educação Básica, e tem como objetivo, organizar uma sequência de atividades voltadas ao estudo de modelos de crescimento populacional, a fim de contribuir no ensino e no aprendizado de funções que envolvem exponenciais e, por consequência, desenvolver a autonomia dos alunos. A situação-problema está embasada na análise de dois modelos populacionais (modelo malthusiano e logístico) aplicados aos dados da população do Município de Sinop-MT entre os anos de 1991 e 2015. À prióri, serão apresentados dois modelos, mas outros poderão ser agregados, de acordo com a deliberação do professor e dos alunos. As atividades direcionadas estão apoiadas no uso do GeoGebra, software de matemática dinâmica, gratuito e colabora na dinamização do processo de aprendizagem. São muitos os desafios que os professores podem enfrentar ao incorporar novas metodologias e novas tecnologias no ensino, porém, acredita-se que a forma como este trabalho se apresenta, contribui a encorajá-los a aplicá-lo, despertando-os à iniciação às metodologias ativas de aprendizagem, e superar esses desafios.

Referências

[1] BRASIL. Ministério da educação, base nacional comum curricular. 2018.
[2] Marcelo de Carvalho Borba, Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva, and George Gadanidis. Fases das tecnologias digitais em EducaçãoMatemática: Sala de aula e internet em movimento. 278 Autêntica, 2016.
[3] Dominique Guimarães de Souza, Jean Carlos Miranda, Glaucia Ribeiro Gonzaga, and Fabiano dos Santos Souza. Desafios da prática docente. 2017.
[4] José Manuel Moran. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Papirus Editora, 2007.
[5] Antoni Zabala. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre, Papirus, Artmet, 1998.
Publicado
2023-03-28
Como Citar
dos Reis Gonçalves, R., Antonio Gonzalez Chong, O., Tadayuki Koga, M., & Abreu de Assis, R. (2023). Modelos de crescimento populacional de Malthus e Verhulst no ensino de funções que envolvem exponenciais. Revista De Matemática Da UFOP, 2, 1-13. Recuperado de https://periodicos.ufop.br/rmat/article/view/6804