Resolução de problemas em programação linear via método simplex por tabelas
Resumo
Neste texto apresentamos um método de como resolver determinados tipos de problemas em Programação Linear, utilizando o Método Simplex via tabelas. Problemas de Programação Linear estão relacionados à otimização. Num contexto abstrato, Programação Linear se refere a maximizar, ou minimizar, uma função objetivo de n variáveis, restrito a condições lineares nestas variáveis. A aplicação prática aqui apresentada, mostra uma decisão sugerida pelo Método Simplex, a partir de dados de uma empresa: produto, material e estoque, para maximizar o lucro seguindo determinadas restrições.
Referências
[2] BOLDRINI and et al. Álgebra Linear. HARBRA, 1986.
[3] V. CHVÁTAL. Linear Programming. W. H. Freeman and Company, 1999.
[4] G. B. DANTZIG and M. N. THAPA. Linear Programming 2: Theory and Extensions. Springer, 2003.
[5] M. C. GOLDBARG and et al. Programação linear e fluxos em redes. Elsevier, 2015.
[6] G. LACHTERMACHER. Pesquisa operacional na tomada de decisões. Campus, 2009.
[7] J. C. NASH. The (dantzig) simplex method for linear programming. Computing in Science & Engineering, 2:29–31, 2000.
[8] N. PLOSKAS and N. SAMARAS. Efficient gpu-based implementations of simplex type algorithms. Applied Mathematics and Computation, 250:552–570, 2015.
[9] R. S. M. SOUSA. Métodos tipo dual simplex para problemas de otimização linear canalizados. Tese doutorado Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. ICMC-USP, 2005.
Copyright (c) 2023 Revista de Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.