Precificação de opções europeias via simulações de Monte Carlo no Octave

  • Felpe Batista de Lima Araújo Unicamp
Palavras-chave: Precificação, Opções europeias, Modelo Binomial, Cox Ross Rubinstein, Simulações de Monte Carlo, Octave.

Resumo

Um contrato derivativo, ou simplesmente derivativo, é um ativo financeiro cujo valor depende do valor de ativos mais concretos: ações, ouro, petróleo, títulos, moedas, etc. Opções são um dos tipos de derivativos mais negociados no mercado financeiro. Quem compra uma opção do tipo europeia tem o direito de comprar ou vender um certo ativo financeiro na data de vencimento do contrato por um preço fixado anteriormente. Uma vez que o valor de um ativo no futuro não é determinístico, a precificação racional dos derivativos é feita com auxílio de modelos matemáticos. O presente trabalho apresenta um modo para a precificação de opções europeias utilizando simulações de Monte Carlo no software livre Octave. A abordagem está apoiada na aplicação da fórmula de Cox Ross Rubinstein, uma equação oriunda do modelo matemático conhecido como Modelo Binomial para precificação desses derivativos em tempo discreto.

Referências

M. Avellandeda and P. Laurence. Quantitative modeling of derivative securities: from theory to practice. Chapman Hall/CRC, Boca Raton, FL,2000.
M. Capinski and T. Zastawniak. Mathematics for finance: An introduction to financial engineering. Springer-Verlag, London, 2003.
N. Cutland and A. Roux. Derivative Pricing in Discrete Time. Springer-Verlag, London, 2012.
Publicado
2024-02-27
Como Citar
Batista de Lima Araújo, F. (2024). Precificação de opções europeias via simulações de Monte Carlo no Octave. Revista De Matemática Da UFOP, 1. https://doi.org/10.5281/zenodo.10806284
Edição
Seção
Artigos