Roger Cotes e sua versão da Fórmula de Euler

  • Kelly Roberta Mazzutti Lubeck Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Palavras-chave: Fórmula de Euler, Roger Cotes, Números Complexos

Resumo

Os números complexos representam uma extensão numérica do conjunto dos números reais que atribuem novas particularidades a esse agrupamento tornando-o, em vários cenários, mais simples e vantajoso. Entretanto, o seu reconhecimento e aceitação como sistema numérico enfrentou resistência e a estruturação de suas propriedades e a escolha das melhores definições para as extensões de funções reais, como a extração de raízes n-ésimas, a exponencial, a logarítmica e as funções trigonométricas, somente se consolidou após o trabalho de diversos matemáticos. Nesse artigo, pautados em considerações de cunho histórico, apresentaremos caminhos que conduziram a Fórmula de Euler, bem como discutiremos o trabalho realizado por Roger Cotes (1682–1716) sobre a área da superfície de um elipsóide, estudo que conduziu o matemático inglês a uma versão logarítmica da famosa Fórmula de Euler, antecipando em mais de 30 anos essa relação, mas cujo trabalho frequentemente não é mencionado em livros didáticos. Ademais, exibiremos exemplos numéricos que elucidam as asserções propostas por Cotes. Assim, por meio da apresentação e discussão de elementos históricos que conduziram o desenrolar da teoria dos números complexos, esperamos despertar o interesse de acadêmicos e professores de matemática para essa área do conhecimento.

Referências

Carl B. Boyer. História da Matemática. Edgar Blücher, São Paulo, Brasil, 1996.
Florian Cajori. Uma História da Matemática. Editora Ciência Moderna, Rio de Janeiro, Brasil, 2007.
Ruel V. Churchill. Variáveis Complexas e suas Aplicações. McGraw-Hill, São Paulo, Brasil, 1975.
Cecília S. Fernandes; Nilson C. Bernardes Jr. Introdução as Funções de uma Variável Complexa. Sociedade Brasileira de Matemática, Rio de Janeiro, Brasil, 2006.
Gilberto G. Garbi. O Romance das Equações Algébricas. Livraria da Física, São Paulo, Brasil, 2007.
Victor J. Katz. História da Matemática. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugual, 2010.
Elon L. Lima. Curso de Análise. Impa, Rio de Janeiro, Brasil, 2000.
Paul J. Nahin. An Imaginary Tale The Story of Root Square of -1. Princeton University Press, New Jersey, USA, 1998.
George Thomas, Maurice D. Weir; Joel Hass. Cálculo, volume 1. Pearson Education do Brasil, São Paulo, Brasil, 2012.
Publicado
2024-03-14
Como Citar
Mazzutti Lubeck, K. R. (2024). Roger Cotes e sua versão da Fórmula de Euler. Revista De Matemática Da UFOP, 1. https://doi.org/10.5281/zenodo.10819564
Edição
Seção
Artigos