Educação Financeira
Estratégias didáticas para incentivar a gestão financeira de jovens
Resumo
Em um cenário econômico e social cada vez mais diverso, em que o ato de consumir apresenta-se forte nas vivências humanas, a Educação Financeira mostra-se uma possibilidade para que as pessoas saibam gerenciar suas finanças, de forma a reduzir as desigualdades sociais e promover estabilidade econômica coletiva. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo apresentar os impactos da aplicação de uma sequência didática sobre Educação Financeira em uma escola pública de Ensino Médio. Por meio da aplicação de questionários aos estudantes antes e após o desenvolvimento da sequência didática, foi possível observar que ela colaborou não apenas com a Educação Financeira dos estudantes (participantes da pesquisa), mas também para a melhora no aprendizado de conteúdos da Matemática que estão presentes em situações financeiras diversas. Trata-se, portanto, de uma estratégia didática que objetivou colaborar para provocar mudanças de pensamento e, consequentemente, de comportamento, o que tem potencial para promover uma melhora no que se refere ao consumo consciente e planejamento financeiro dos cidadãos. Além da sequência didática, os dados dos questionários e a participação dos alunos permitiu a elaboração de sugestões para a construção de aplicativos pedagógicos, com vistas a facilitar a aplicação do conteúdo formal em atividades da vida prática dos alunos. Portanto, conclui-se que é importante o desenvolvimento de comportamentos financeiros voltados para práticas responsáveis e conscientes, não apenas no âmbito financeiro pessoal, mas em tudo aquilo que interfere na sociedade como um todo.
Referências
BRASIL. Banco Central. Caderno de Educação Financeira – Gestão de Finanças Pessoais. Brasília: [s.n.], 2013. Disponível em:
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf
Acesso em: 10 nov. 2024.
Brasil, C. V. A influência da pandemia de Covid-19 na percepção do bem-estar financeiro. Belo Horizonte: [s.n.], 2022. Acesso em: 30 out. 2024. Disponível em:
BRASIL. Decreto nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010. Institui a Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF, dispõe sobre a sua gestão e dá outras providências. Brasília, DF, 2010.
CAVALCANTI, T.C.R. A adoção da matemática na educação financeira familiar no Ensino Fundamental . 2022. Acesso em: 29 out. 2024. Disponível em :
FELISBINO, David Lucas Salerno. Importância da educação financeira no Brasil. 2021. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis). Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2021.
KASSER, T.; KANNER, A. D. (Ed.). Psicologia e Cultura do Consumidor: a luta por uma vida boa em um mundo materialista. [S.l.]: Associação Americana de Psicologia, 2004.
LOPES, F.; JUNIOR, M. A. K.; BAGANHA, R. J. Reflexões sobre os pressupostos teóricos na formação do professor de matemática que atua com educação financeira. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, v. 6, n. 4, p. 141–160, 2023. Disponível em:
LUSARDI, A.; MITCHELL, O. S. A importância econômica da alfabetização financeira: teoria e evidência. Journal of Economic Literature, v. 52, n. 1, p. 5–44, 2014.
ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE). Recomendação do Conselho sobre Instrumentos Jurídicos da OCDE Alfabetização Financiera. Comissão de Valores Mobiliários (CVM), 2020. Disponível em:
ROBB, C. A.; WOODYARD, A. S. Conhecimento financeiro e comportamento de melhores práticas. Journal of Financial Counseling and Planning, v. 22, n. 1, p. 60–70, 2011.
SILVA, A. B. B. Mentes Consumistas: do consumismo à compulsão por compras. 1. ed. São Paulo: Globo, 2014.
SILVA, Amarildo Melchiades; POWELL, Arthur Belford. Currículos de educação financeira para a escola nos Estados Unidos. Revista de Educação, Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. 3, 2017. Disponível em: https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4235. Acesso em: 23 dez. 2024.
SOLOMON, M. R. Comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 11. ed. Porto Alegre: Bookman, 2016.
SOUZA, M. d. S. Aplicativo para controle financeiro de uso pessoal. Assis: Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA, 2016. Número de páginas 60p.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Copyright (c) 2025 Revista de Matemática da UFOP

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.