ABRACE - Grupo de acolhimento e cuidado dos estudantes da UFOP

  • Aisllan Diego Assis Escola de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto
  • Gustavo Meirelles Ribeiro
  • Vivian Walter do Reis
  • Mylla Vaz
  • Nayara Christini Anselmo
  • Estevan Rodrigues dos Santos Neto
Palavras-chave: Saúde do Estudante, Saúde Mental, Saúde de Grupos Específicos, Grupos de Autoajuda, Assistência Estudantil, Acolhimento.

Resumo

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) desenvolve em sua Política de Assistência Estudantil o Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência (PIDIC), objetivando estimular ações de inclusão social e convivência entre os estudantes. Por meio desse programa, foi construído o Grupo de Acolhimento e Cuidado dos Estudantes da UFOP - ABRACE, cujo objetivo é criar espaço para abordagem grupal dos aspectos da vida universitária e saúde mental dos estudantes, sendo realizado desde abril de 2019. O ABRACE é grupo terapêutico aberto, articulado por meio de técnicas grupais voltadas para a escuta, ajuda mútua e apoio psicossocial dos participantes. Suas sessões acontecem duas vezes por semana, em horário e local que facilitam a participação dos estudantes. Já foram realizadas 51 sessões com 8 participantes em média, perfazendo o total de 387 participações em 2019. Os temas mais trabalhados nas sessões do ABRACE foram ansiedade, solidão e depressão, além da importância das amizades, da moradia estudantil e do atendimento à saúde dos estudantes pela Universidade e o SUS. O ABRACE tornou-se referência no atendimento de saúde mental entre os estudantes. Em 2020, foi criado o ABRACE em Casa, grupo de acolhimento virtual para escuta e apoio emocional dos estudantes durante a pandemia da COVID-19.

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Publicado
2021-01-13
Como Citar
Assis, A. D., Gustavo Meirelles Ribeiro, Walter do Reis , V., Vaz, M., Anselmo, N. C., & Rodrigues dos Santos Neto , E. (2021). ABRACE - Grupo de acolhimento e cuidado dos estudantes da UFOP. Além Dos Muros Da Universidade, 6(1), 44-54. Recuperado de https://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/4241
Seção
Relatos de experiência ou Comunicação