Propostas contextualizadas de práticas de química orgânica para o ensino de biologia

  • Meiry Edivirges Alvarenga
  • Lucas Resende Dutra Sousa
  • Ângela Leão Andrade
  • Tânia Márcia Sacramento Melo
  • Leonel Antônio da Silva Neto
  • Andrea Mendes do Nascimento
  • Viviane Martins Rebello Dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
Palavras-chave: Chemistry Education, Contextualized, Experiments

Resumo

Em nossa prática docente, é frequente o questionamento por parte dos estudantes acerca do motivo pelo qual estuda Química. É importante ressaltar que a motivação pelo ensino desta disciplina, poderá ser alcançada abandonando-se as aulas baseadas apenas na memorização de nomes e fórmulas, tornando-as vinculadas em abordagem interdisciplinar e contextualizadas. Diante desta situação, consideramos importante transformar essa realidade, através de um ensino fundamentado em uma abordagem contextualizada para os alunos de Biologia. Assim, o presente trabalho visa propor práticas contextualizadas de química orgânica que fortaleçam a motivação dos estudantes de biologia. Com esse objetivo, selecionamos experimentos de química orgânica para serem desenvolvidos em aulas práticas, ofertadas para estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Ouro Preto. Os experimentos foram testados pelo monitor e os que apresentaram resultados experimentais satisfatórios foram ministrados para tais alunos. Ao final da aula, os alunos responderam um questionário, que ajudou a avaliar o grau de satisfação dos mesmos sobre as práticas contextualizadas. Observamos que 50% dos estudantes relataram um maior interesse pela Química Orgânica após as práticas serem contextualizadas, pois tiveram uma percepção da relação existente entre a Química orgânica e o seu curso de Biologia.

Biografia do Autor

Viviane Martins Rebello Dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
PROFESSORA DE QUIMICA ORGANICA E PROCESSOS ORGANICOS PELA UFOP, ATUA NA PESQUISA DE COMPOSTOS E MOLECULAS ORGANICAS

Referências

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UFSC. Química Orgânica. Disponível em: . Acesso em setembro de 2010.
Publicado
2021-01-13
Como Citar
Alvarenga, M. E., Sousa, L. R. D., Andrade, Ângela L., Melo, T. M. S., Neto, L. A. da S., Nascimento, A. M. do, & Dos Santos, V. M. R. (2021). Propostas contextualizadas de práticas de química orgânica para o ensino de biologia. Além Dos Muros Da Universidade, 6(1), 65-78. Recuperado de https://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/4330