O ingresso no ensino superior por meio de projetos populares alternativos na região metropolitana da Grande Vitória – ES

  • Silvanio de Cássio Silva UFU
  • Rafael Martins Mendes
  • Golder Moraes da Silva Campos
  • Maria Ioneide Santana
Palavras-chave: Estudantes, Pré-enem, Cursinhos Populares

Resumo

A busca pelo acesso ao ensino superior é uma realidade almejada por estudantes tanto das redes públicas quanto privadas no Brasil, principalmente para aqueles que são oriundos das classes populares. Nesta pesquisa, buscamos apresentar, mediante a investigação de três (3) cursinhos pré-enem populares da região metropolitana da Grande Vitória-ES, o perfil dos estudantes com relação à sua origem, desejos de cursar, motivos da escolha, locais de moradia, acesso à tecnologia e sonhos. O estudo apresentou um viés quali-quantitativo e contou com um trabalho de campo realizado por meio da aplicação de formulários para 27 estudantes subdivididos entre os três cursinhos. Observamos que prevalecem estudantes que vieram das escolas públicas; que almejam, na sua maioria, uma vaga em cursos das áreas da saúde e engenharias; suas escolhas partem de realizações pessoais e exigências do mercado de trabalho; parte considerável dos estudantes residem na região metropolitana de Vitória; possuem acesso à internet, principalmente, pelo uso de smartphones e a formação universitária possibilitaria a realização de sonhos diversos. Assim sendo, a organização desses cursinhos populares reafirma a importância de suas contribuições para a formação estudantil e consequente realização de concursos, o que possibilita a entrada no meio universitário.

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Publicado
2021-07-12
Como Citar
Silva, S. de C., Mendes, R. M., Campos, G. M. da S., & Santana, M. I. (2021). O ingresso no ensino superior por meio de projetos populares alternativos na região metropolitana da Grande Vitória – ES. Além Dos Muros Da Universidade, 6(2), 12-24. Recuperado de https://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/4617