DISCLOSURE OF INFORMATION ON AUTISM SPECTRUM DISORDER IN A SOCIAL NETWORK DURING THE COVID-19 PANDEMIC
Abstract
This report aims to expose the importance of the extension project "Creating to inform", carried out by the Study Group on Neuroinflammation and Neurotoxicology with a focus on Autism Spectrum Disorder (ASD) - GENIT/UECE, through the dissemination of information about ASD and COVID-19 on the Instagram® social network. As of July 2020, the profile @genite_neurociencias produced a series of publications called “Genitinho Informa”: guidance and care for family members/caregivers of people with ASD during the COVID-19 pandemic.” The process of preparing the publications was carried out in stages that start with the selection and summary of scientific articles, editing of images, submission and correction by the project supervisors, and finally the dissemination. Six posts were selected for analysis according to the parameters provided in that application. As a result, it was observed that the publications presented relevant information, in a didactic and illustrative way, which contributed to an effective communication aimed at the general population. We conclude that the use of digital social networks are efficient resources to disseminate information, providing practicality to their users and are well received by the public, in addition to contributing to the popularization of scientific knowledge.
References
ANDRADRE, J.L.V. et al. “Água de Chocalho” em Rede: Roda de Conversa Online Com Famílias de Crianças Autistas Durante A Pandemia de COVID-19. Expressa Extensão, v. 26, n. 1, p. 429-437, 2021.
ARAGÃO, B.P. et al. Curtiu, comentou, comprou. A mídia social digital Instagram e o consumo. Revista Ciências Administrativas, v. 22, n. 1, p. 130-161, 2016.
BRITO, A. R. et al. Autismo e os novos desafios impostos pela pandemia da COVID-19. Revista de Pediatria SOPERJ, p. 1-6 , 2020.
COELHO, F. M. T. S.; COSTA, M. J. M.; JUNIOR, J. B. B. O professor cíbrido: o instagram como mídia de apoio à educação no ensino superior. Intercâmbio, v. 45, 2020.
BRASIL. MINISTÉRIO DA MULHER, DA FAMÍLIA E DOS DIREITOS HUMANOS. Orientações de brincadeiras para famílias com crianças com Transtorno do Espectro Autista. Brasília, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2020-2/setembro/cartilha-da-dicas-de-brincadeiras-para-familias-de-criancas-com-transtorno-do-espectro-autista
FERNANDES, A. D. S. A. et al. Intervenções informacionais como apoio às famílias de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA) durante pandemia da covid-19. Revista GEMInIS, v. 11, n. 3, p. 70-86, 2020.
HAGE, Z. C. M. KUBLIKOWSKI, I. Estilos de uso e significados dos autorretratos no Instagram: Identidades narrativas de adultos jovens brasileiros. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 19, n. 2, p. 522-539, 2019.
LIMA, D. L. F. et al. COVID-19 no estado do Ceará, Brasil: comportamentos e crenças na chegada da pandemia. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, p. 1575-1586, 2020.
MARQUES, G. E. C. A. Extensão Universitária no Cenário Atual da Pandemia do COVID-19. Revista Práticas Em Extensão, v. 4, n. 1, p. 42-43, 2020.
MORAES, M. C. O. paradigma educacional emergente: implicações na formação do professor e nas práticas pedagógicas. Em aberto, v. 16, n. 70, 2008.
NEUMANN, A. L. et al. Impacto da pandemia por covid-19 sobre a saúde mental de crianças e adolescentes: uma revisão integrativa. Pandemias: Impactos na sociedade, v. 6, p. 56-66, 2020
PAULA, F. R. de; MELLO, M. G. S. Análise de Redes Sociais: a formação de grupos do Facebook frente à epidemia da COVID-19 no Brasil. VITTALLE-Revista de Ciências da Saúde, v. 32, n. 1, p. 32-42, 2020.
QUEIROZ, F. F. S. N. et al. Definição de habilidades-alvo para a classificação de brincadeiras voltadas às crianças com transtorno do espectro do autismo. New Trends in Qualitative Research, v. 3, p. 664-677, 2020.
SALES, M. S. V.; CATUNDA, M. A. D. Um novo comunicar floresce na periferia: a barra do Ceará via Instagram. Educação, Cultura e Comunicação, v. 12, n. 23, 2021.
SAMPAIO, D. B. et al. As Dinâmicas Informacionais do conteúdo publicado pelos Governos do Ceará, do Maranhão e de Pernambuco e as relações com as estatísticas por coronavírus. Folha de Rosto, v. 6, n. 2, p. 136-157, 2020.
SANTOS, G. S. H.; CAMARGO, C. C.; MENOSSI, B. R. S. Projeto de extensão universitário no combate a obesidade infantil através das mídias sociais em face de pandemia por covid-19: um estudo transversal. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 9, p. 69886-69900, 2020.
SANTOS JUNIOR, V. B..; MONTEIRO, J. C. S. Educação e covid-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar-Educação, Cultura e Sociedade, v. 2, p. 01-15, 2020.
SERRÃO, A. C. P. Em tempos de exceção como fazer extensão? Reflexões sobre a Prática da Extensão Universitária no Combate à Covid-19. REVISTA PRÁTICAS EM EXTENSÃO, v. 4, n. 1, p. 47-49, 2020.
SOUSA, D.L.S. et al. Desafios explicitados por famílias de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) durante a pandemia de covid-19. Anais VII CONEDU - Edição Online. Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em:
SOUZA, V. R. B. A atuação do terapeuta ocupacional com base na Teoria da Integração Sensorial na assistência de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante a pandemia do Covid-19. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional-REVISBRATO, v. 4, n. 3, p. 371-379, 2020.
Os autores mantém os direitos autorais dos documentos publicados na Alemur e cedem à revista o direito de publicação dos texto e seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e seus metadados.
Todos os documentos publicados são distribuídos em acesso aberto, nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados; garantindo uma ampla disponibilização do conhecimento científico e democratização do acesso.
A Alemur não só autoriza como incentiva que os autores e as equipes técnicas de repositórios digitais e outras bases de dados não comerciais depositem cópias dos artigos publicados em blogs pessoais, sites profissionais e locais semelhantes (sempre oferecendo a referência detalhada do documento), nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).