SUSTENTABILIDADE NA ESCOLA

  • elubia watusi oliveira universidade federal de ouro preto

Resumo

Esse artigo trata-se de um relato de experiência a partir da implementação do projeto de intervenção pedagógica “Construindo uma Escola Sustentável: consciência, atitude, ação” como atividade complementar de ensino na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola do município de Dias D’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador. A finalidade desse projeto foi desenvolver nos educandos consciência e atitudes ambientais positivas, principalmente ao estimular o desenvolvimento de uma atitude ecológica na sala de aula através de atividades lúdicas e de aulas mais interativas e dinâmicas. Além disso, o projeto desejou ir mais além e transpor os muros da escola para poder se envolver com a comunidade local. Esperou-se que este projeto pudesse contribuir com a criação de novos valores sobre a educação e o meio ambiente, incentivando que novos atores sociais possam se envolver com o tema, evoluindo assim, na região, a ideia de reutilizar, reciclar e construir uma escola e uma comunidade sustentável.  

 

 

 

PALAVRAS-CHAVE: Escola Sustentável; Meio Ambiente; Atitude Ecológica; Cidadania.

 

Biografia do Autor

elubia watusi oliveira, universidade federal de ouro preto

PEDAGOGA-ESPECIALIZADA EM PSICOPEDAGOGIA CLINICA-FORMAÇÃO CONTINUADA EM LEITURA E ESCRITA-APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

 

Referências

BRANDER, N. Autoestima e Autodescoberta. São Paulo: Ed. Saraiva, 2000.

PERNAMBUCO, Marta Maria; SILVA, Antonio Gouveia da. Paulo Freire: a educação e a transformação do mundo. In: CARVALHO, Isabel Cristina de Moura; GRÜN, Mauro; TRAJBER, Rachel (orgs.). Pensar o ambiente: bases filosóficas para a educação ambiental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2006, p. 210.

GADAMER, H.G. A Outridade da Natureza na Educação Ambiental. In: CARVALHO, Isabel Cristina de Moura; GRÜN, Mauro; TRAJBER, Rachel (orgs.). Pensar o ambiente: bases filosóficas para a educação ambiental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2006, p. 185.

MOLON, Susana. Introdução. In: CARVALHO, Isabel Cristina de Moura; GRÜN, Mauro; TRAJBER, Rachel (orgs.). Pensar o ambiente: bases filosóficas para a educação ambiental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2006, p. 21.

Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente, saúde. Brasília, DF: Secretaria de Educação Fundamental, 1997, 128p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/ pdf/livro091.pdf >. Acesso em: 2º agosto. 2013.

Fonte própria: (Elubia Watusi, Relatório do projeto, EJA, 2013).

Publicado
2019-06-28
Como Citar
oliveira, elubia watusi. (2019). SUSTENTABILIDADE NA ESCOLA. Além Dos Muros Da Universidade, 3(3). Recuperado de https://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/835
Seção
Artigos