“A matéria e a tarefa da linguística” em Ferdinand de Saussure: da decodificação à tradução

  • Gilmar Martins de Freitas Fernandes Discente do curso de doutorado na Universidade Federal de Uberlândia e professor de língua inglesa no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, campus de Araxá
Palavras-chave: Curso de Linguística Geral, Tradução, Interpretação

Resumo

Haja vista a notoriedade e relevância dos três Cursos de Linguística Geral (CLG) ministrados por Ferdinand de Saussure, Charles Bally (1865-1947) e Albert Sechehaye (1870-1946) tomaram para si a difícil tarefa de tornar as ideias do linguista conhecidas por meio de um livro. A reconstituição que culminou no CLG apresenta uma interpretação das anotações dos alunos do curso e, também, de anotações pessoais de Saussure. Posteriormente à publicação do CLG, emergiu outra dificuldade: a de traduzir as ideias, conceitos e teorias do linguista em outras línguas. Neste artigo, portanto, objetiva-se analisar e discutir sobre a tradução do capítulo II do CLG, tendo em vista os desdobramentos que as traduções para as línguas inglesa e portuguesa podem ter sobre a compreensão e interpretação das teorias de Ferdinand de Saussure.

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Biografia do Autor

Gilmar Martins de Freitas Fernandes, Discente do curso de doutorado na Universidade Federal de Uberlândia e professor de língua inglesa no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, campus de Araxá
Possui graduação em Letras Português e Inglês pela Universidade Federal de Uberlândia (2011),é mestre em Estudos Linguísticos e discente do curso de doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia (2014). Atualmente é professor de língua inglesa no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, campus de Araxá e, também, pesquisador na Saint Mary's University, universidade localizada em Halifax, Canadá. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, ensino e aprendizagem de línguas mediados por tecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de língua inglesa, uso de tecnologias digitais para ensino-aprendizagem, relação brasil-canadá,  língua inglesa e Pesquisa Narrativa. 

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Publicado
2016-12-31
Seção
Artigos - Dossiê