O papel do espaço na identidade da literatura nacional: Uma análise sobre Toda a terça e Paisagem com dromedário de Carola Saavedra

  • Ânderson Martins Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ariane Avila Neto de Farias Universidade Do Rio Grande - FURG
Palavras-chave: Espaço, Literatura brasileira contemporânea, Carola Saavedra

Resumo

O presente artigo busca refletir sobre questões de espaço na literatura brasileira contemporânea e discutir sobre como essas questões se atrelam ou não a uma noção de literatura nacional na atualidade. Nesse sentido, buscar-se-á cotejar as obras Paisagem com dromedário e Toda Terça ambas da escritora chilena Carola Saavedra, as quais acredita-se que sejam sintomáticas da problemática espacial objetivada por este trabalho. Para tal, este estudo utiliza-se das contribuições de Bachelard (2008), Dalcastagnè (2012), Tuan (1983) e Zilberman (2010). Este artigo justifica-se por contribuir com os estudos acerca da literatura brasileira contemporânea e com a discussão a respeito da temática do espaço na literatura, os quais têm se destacado nas últimas décadas e têm tornado disponíveis novas ferramentas para melhor entender a atualidade, bem como as sociedades das quais eles se originam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ânderson Martins Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Doutorando em Estudos Literários, com ênfase em Sociedade, (inter)textos literários e tradução nas Literaturas Estrangeiras Modernas, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui graduação em Licenciatura em letras -Português/ Inglês - pela Universidade Federal do Pampa (2012) e especialização na área de Linguagem e Docência (2014), pela mesma instituição. Mestre em letras com área de concentração em literatura comparada na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), período no qual foi bolsista CAPES. Atua principalmente nos seguintes temas: Utopia, Distopia, transumanidade, pós-modernidade e pós-humanidade.
Ariane Avila Neto de Farias, Universidade Do Rio Grande - FURG
Doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande; possui mestrado em Letras, área de concentração Literatura Comparada, pela Universidade Federal de Pelotas e especialização em Literatura Inglesa pela Universidade da Cidade de São Paulo. Possui graduação em Licenciatura em Letras-Habilitação português/inglês pela Universidade Federal do Pampa (2011). Atualmente é assistente em administração da Universidade Federal do Pampa.

Referências

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Tradução de Antonio de Pádua Danesi. 2ed. São Paulo: Martins Fontes, selo Martins, 2008.
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 43 ed. São Paulo: Cultrix, 2006.
BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. 6.ed. Belo Horizonte, Editora Itatiaia Ltda, 2000.
DALCASTAGNÈ, Regina. Literatura brasileira contemporânea: um território contestado. Rio de Janeiro: Editora Horizonte, 2012.
REZENDE, Beatriz. “A literatura brasileira em um mundo de fluxos”. Revista Z cultural. v. 01, ano VI. Rio de Janeiro: UFRRJ, 2015.
SAAVEDRA, Carola. Paisagem com dromedário. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
__________.Toda terça. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Tradução de Livia de Oliveira. São Paulo: DIFEL, 1983.
ZILBERMAN, Regina. “Desafios da literatura brasileira na primeira década do século XXI”. Nonada Letras em Revista. Porto Alegre, ano 13, n. 15, p. 183-200, 2010.
Publicado
2018-12-19
Seção
Artigos - Fluxo contínuo