O papel do espaço na identidade da literatura nacional: Uma análise sobre Toda a terça e Paisagem com dromedário de Carola Saavedra
Resumo
O presente artigo busca refletir sobre questões de espaço na literatura brasileira contemporânea e discutir sobre como essas questões se atrelam ou não a uma noção de literatura nacional na atualidade. Nesse sentido, buscar-se-á cotejar as obras Paisagem com dromedário e Toda Terça ambas da escritora chilena Carola Saavedra, as quais acredita-se que sejam sintomáticas da problemática espacial objetivada por este trabalho. Para tal, este estudo utiliza-se das contribuições de Bachelard (2008), Dalcastagnè (2012), Tuan (1983) e Zilberman (2010). Este artigo justifica-se por contribuir com os estudos acerca da literatura brasileira contemporânea e com a discussão a respeito da temática do espaço na literatura, os quais têm se destacado nas últimas décadas e têm tornado disponíveis novas ferramentas para melhor entender a atualidade, bem como as sociedades das quais eles se originam.
Downloads
Referências
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 43 ed. São Paulo: Cultrix, 2006.
BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. 6.ed. Belo Horizonte, Editora Itatiaia Ltda, 2000.
DALCASTAGNÈ, Regina. Literatura brasileira contemporânea: um território contestado. Rio de Janeiro: Editora Horizonte, 2012.
REZENDE, Beatriz. “A literatura brasileira em um mundo de fluxos”. Revista Z cultural. v. 01, ano VI. Rio de Janeiro: UFRRJ, 2015.
SAAVEDRA, Carola. Paisagem com dromedário. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
__________.Toda terça. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Tradução de Livia de Oliveira. São Paulo: DIFEL, 1983.
ZILBERMAN, Regina. “Desafios da literatura brasileira na primeira década do século XXI”. Nonada Letras em Revista. Porto Alegre, ano 13, n. 15, p. 183-200, 2010.
A Revista Caletroscópio deterá, por um período de três anos, os direitos autorais de todos os trabalhos aceitos para publicação: artigos, resenhas, traduções, etc. Fora essa restrição, os trabalhos estão licenciados com a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Após esse tempo, caso o autor publique o texto, ainda que sejam feitas alterações no original, solicita-se que seja incluída, em nota de rodapé, a informação de que uma versão anterior do artigo foi publicada na Revista Caletroscópio, apresentando as devidas referências.