Omnia uincit Florentia: o triângulo poético de Vergilius Maro, Giovanni Del Virgilio e Dante Alighieri

  • Charlene Martins Miotti Universidade Federal de Juiz de Fora
  • João Victor Leite Melo
Palavras-chave: Éclogas, Intertextualidade, Renascimento italiano

Resumo

Tomando por mote teórico questões de intertextualidade, recepção e neohistoricismo, este artigo se dedica ao exame de excertos das éclogas latinas que Giovanni Del Virgilio (poeta, gramático e mestre de retórica bolonhês) e Dante Alighieri teriam trocado entre 1319 e 1321. A nosso ver, as éclogas representam um tipo específico de “supertextualidade” por contemplarem, simultaneamente, as cinco categorias de transtextualidades propostas por Genette (1982): trata-se de um processo intertextual (uma relação de copresença entre dois ou vários textos), paratextual (o título da obra, eclogae, direciona para certo tipo de recepção), metatextual (já que Del Virgilio faz críticas à forma da Commedia), arquitextual (o metro, as alegorias e o léxico conduzem a uma filiação genérica específica) e, por fim, hipertextual (os autores se inscrevem claramente na tradição virgiliana, cujo hipotexto, por sua vez, remonta a Teócrito). 

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Biografia do Autor

Charlene Martins Miotti, Universidade Federal de Juiz de Fora
Graduou-se em Letras (2003, licenciatura e bacharelado) pela Universidade Estadual de Campinas, fez mestrado (2006) e doutorado (2010) em Linguística (área de Estudos Clássicos, Unicamp), com estágio de doutoramento (2008-2009) na Università degli Studi di Siena (Unisi). Desde 2013, é professora adjunta de Língua e Literatura Latinas na Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), atuando na linha de pesquisa "Literatura e Crítica Literária" do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários. Seus interesses de pesquisa convergem para os seguintes temas: ensino de latim e grego clássico, poesia augustana, intertextualidade e relações intergenéricas na literatura antiga, retórica e prática oratória na Antiguidade.

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Publicado
2018-09-20
Seção
Artigos - Dossiê