As canções como unidade de ensino na sala de aula de Francês como Língua Estrangeira
Resumo
O artigo busca investigar as contribuições das canções para o ensino e aprendizagem do FLE (Francês como Língua Estrangeira). E mais especificamente: identificar contribuições das canções para o ensino e aprendizagem do FLE; analisar e comprovar a ampliação dos elementos culturais e linguísticos a partir do trabalho com as canções; relacionar o trabalho com canções à ludicidade e à interação em sala de aula de FLE. Pretende, portanto, desenvolver uma pesquisa de natureza qualitativa através da coleta de dados bibliográfico-descritivos, já que se pretende interpretar com enfoque indutivo os dados obtidos, a fim de comprovar os pontos propostos nos objetivos deste trabalho. A revisão bibliográfica demonstra que a música desenvolve aspectos relacionados à linguagem bem como aspectos cognitivos, sendo esta uma ferramenta que, portanto, traz contribuições para o ensino e aprendizagem do FLE, amplia os elementos culturais e linguísticos do aluno e, ainda, propicia a ludicidade e a interação em sala de aula.
Downloads
Referências
BEAUMONT-JAMES, C. Le Français Chanté ou La Langue Enchantée des Chansons. Paris, L’Harmattan, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais, códigos e suas tecnologias. Língua estrangeira moderna. Brasília: MEC, 1999.
BRÉSCIA, V. L. P. Educação Musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.
DESLAURIES, J. P. Recherche Qualitative. Montreal. Mc Graw Hill, 1991.
DUMONT, P. Le Français par la Chanson: nouvelles approches de l’enseignement de la langue et de la civilisation françaises à traves la chanson populaire contemporaine. Paris, L’Harmattan, 1998.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.
KUNS, M. A. GRÉGIS, R. A. Intertextualidade e Aquisição da Linguagem: Diálogos entre o Cinema e a literatura Inglesa. Prâksis - Revista do ICHLA, 2010. Disponível em: https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/download/702/785. Acesso em: 20 fev. 2020.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/GAERI. QUADRO EUROPEU COMUM DE REFERÊNCIA PARA AS LÍNGUAS – Aprendizagem, ensino, avaliação. 1ª ed. Edições ASA, 2001. Disponível em: area.dge.mec.pt/gramatica/Quadro_Europeu_total.pdf. Acesso em: 10 mar. 2019.
NOGUEIRA, Z. P. Atividades lúdicas no ensino/aprendizagem de língua inglesa. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/967-4.pdf. Acesso em: 01 set. 2020.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
ZEDDA, P. La langue chantée: un outil efficace pour l'apprentissage et la correction phonétique. Les Cahiers de l’Acedle, Lyon, n. 2, juin 2005. Disponível em: http://legoutdufrancais.org/wp-content/uploads/La-langue-chant%C3%A9e.pdf. Acesso em: 01 set. 2020.
A Revista Caletroscópio deterá, por um período de três anos, os direitos autorais de todos os trabalhos aceitos para publicação: artigos, resenhas, traduções, etc. Fora essa restrição, os trabalhos estão licenciados com a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Após esse tempo, caso o autor publique o texto, ainda que sejam feitas alterações no original, solicita-se que seja incluída, em nota de rodapé, a informação de que uma versão anterior do artigo foi publicada na Revista Caletroscópio, apresentando as devidas referências.