As canções como unidade de ensino na sala de aula de Francês como Língua Estrangeira

Palavras-chave: Canções; Ensino-Aprendizagem; Ludicidade; Legado Histórico-cultural; Habilidades.

Resumo

O artigo busca investigar as contribuições das canções para o ensino e aprendizagem do FLE (Francês como Língua Estrangeira). E mais especificamente: identificar contribuições das canções para o ensino e aprendizagem do FLE; analisar e comprovar a ampliação dos elementos culturais e linguísticos a partir do trabalho com as canções; relacionar o trabalho com canções à ludicidade e à interação em sala de aula de FLE. Pretende, portanto, desenvolver uma pesquisa de natureza qualitativa através da coleta de dados bibliográfico-descritivos, já que se pretende interpretar com enfoque indutivo os dados obtidos, a fim de comprovar os pontos propostos nos objetivos deste trabalho. A revisão bibliográfica demonstra que a música desenvolve aspectos relacionados à linguagem bem como aspectos cognitivos, sendo esta uma ferramenta que, portanto, traz contribuições para o ensino e aprendizagem do FLE, amplia os elementos culturais e linguísticos do aluno e, ainda, propicia a ludicidade e a interação em sala de aula.

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Biografia do Autor

Priscilla Barbosa de Oliveira Melo, UEFS

Graduada em Letras com Francês pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2005), Especialista em Língua Portuguesa (2008), Especialista em Metodologia do Ensino do Francês como Língua Estrangeira (2019) e Mestre em Educação pela Universidade da Madeira - Portugal (2013). Docente da Universidade Estadual de Feira de Santana onde atua nas áreas de Metodologia do Ensino da Língua Francesa e Estágio Supervisionado da Língua Francesa, além de lecionar Língua Francesa - Nível Avançado. Tem interesse na área de Letras, com ênfase em Língua Estrangeira Moderna (FRANCÊS), Leitura, Práticas de Leitura, Produção de Texto, além de Planejamento e Avaliação Pedagógica.

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Publicado
2021-12-29