O Ensino de Língua Portuguesa na EJA em busca de uma educação antirracista:
uma proposta de material didático com base no modelo de sequências didáticas
Resumo
Este artigo objetiva compreender como o trabalho por meio de sequências didáticas pode tornar mais eficiente o processo de aprendizado, ao considerar a linguagem não só como prática social, mas enquanto mediadora do processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho propõe o enfrentamento da segregação racial por meio do ensino de Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, será proposto material didático com base no modelo de Sequências Didáticas destinado a alunos do terceiro ano do ensino médio dessa modalidade de ensino. O estudo pautou-se, sobretudo, nos princípios teóricos da Linguística Aplicada, nas contribuições de Dolz e Schneuwly (2004) e nos estudos de Almeida (2008). As prescrições curriculares de viés étnico-racial tornaram obrigatórios o ensino de história e cultura africana e a abordagem de temas afro-brasileiros, com vistas à erradicação do racismo. Ao considerar a amplitude e a vastidão do campo sobre currículos, o qual acarreta uma grande possibilidade de recortes nessas investigações, tomamos as aulas de língua, dado o potencial da linguagem, como um campo propício para o tratamento das questões étnico-raciais.
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