Linguistic and paralinguistic marks of the emotion management and ethos-building in Ms. Marina Silva´s discourse, in the talk show Jô 11/2
Abstract
Estudos têm mostrado como a mídia transformou profundamente a eloquência política: cf. Rubim (2004) e Courtine (2006). Passou-se a adotar uma retórica marcada por um estilo dialogado e familiar; valorizam-se mais as imagens e a vida privada dos políticos que suas ideias. Neste artigo, apresento o resultado de uma análise de uma entrevista concedida pela ex-ministra Marina Silva ao apresentador Jô Soares em seu talk show. Observo como a entrevistada busca, por meio de recursos verbais e para-verbais, exercer um controle de suas emoções, fundamentando-se mais em argumentos baseados no logos. Para analisar a diversidade plurissemiótica desse discurso, opero com os conceitos de modalização e modulação abordados por Vion (1992; 2003). Entendo o discurso como uma atividade dialógica de produção textual, determinada por fatores históricos e culturais, sempre relacionada a uma situação de comunicação na qual os sujeitos comunicantes exercem papeis sociais, manifestam posicionamentos, assumem uma atitude ativa e responsiva no processo comunicativo: respondem a enunciados anteriores (interdiscursos) e projetam sua comunicação prevendo destinatários potenciais.Downloads
Download data is not yet available.
Published
2014-06-23
Section
Artigos
The publication Caletroscopio shall retain for a period of three years all authorial rights for works accepted for publication: articles, reviews, translations, etc. Outside this restriction, these works are licenced through Licença Creative Commons-Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Upon expiry of this period, in the event that the author publishes the text, even when making alterations to the original, we would ask authors to include as a footnote, the information that a previous version of the article was published in the Revista Caletroscópio, citing the appropriate references.