Fantasmagorias e fantasmas em dois romances de Rui Mourão: Boca de Chafariz e Os demônios descem o morro.
Abstract
Este artigo analisa dois romances de Rui Mourão, Boca de chafariz e Os demônios descem o morro, com uma base teórica de Walter Benjamin, através de seus conceitos sobre a história, a melancolia, o barroco mineiro, a fantasmagoria. Além de Benjamin, recorremos a algumas ideias pontuais de Luciano de Samósata sobre como escrever história, principalmente sua relação com a verdade e a ficção. Os conceitos dos dois autores teóricos, Benjamin e Luciano, tangenciam-se em alguns pontos e, segundo nosso ponto de vista, favorecem um diálogo, tanto no plano ficcional, como com o histórico, através de figuras de outros séculos, presentes como fantasmas, que também dialogam com nosso presente, tornando os romances polissêmicos, pelo jogo de vozes. O método de leitura é comparativo, já que se articulam valores de duas culturas, vários autores, apresentando revisões da história, sob o olhar contemporâneo.Downloads
Download data is not yet available.
References
Referências bibliográficas:
BENJAMIN. Walter. Obras escolhidas. vol. I. Magia e técnica-Arte e política. Trad, Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1986.
BENJAMIN. Walter. Obras escolhidas. vol. 2. Rua de mão única. Trad. Rubens Torres Filho e José Carlos Martins Barbosa. São Paulo: Brasiliense, 1987
BENJAMIN. Walter. Origem do drama barroco alemão. Trad. Sérgio Paulo Brasiliense: 1984.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Trad. Cleonice Paes Barreto Mourão, Irene Aron. Belo Horizonte: Ed. UFMG&São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006.
BUCK-MORSS, Susan. Dialética do olhar – Walter Benjamin e o projeto das Passagens. Belo Horizonte: Ed. UFMG&Chapecó/SC: Ed Universitária Argos, 2002.
GONZAGA, Tomás Antônio. Cartas Chilenas. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
LOPES, Denilson. Nós os mortos─ melancolia e neo-barroco. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1999.
MOURÃO, Rui. Boca de chafariz. Belo Horizonte. Villa Rica, 1993.
MOURÃO, Rui. Os demônios descem o morro. São Paulo: Casa & Palavras, 2008.
OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de; SANTOS FILHO; Olinto Rodrigues; SANTOS, Antonio Fernandes Batista dos. O Aleijadinho e sua oficina – catálogo das esculturas devocionais: Rio de Janeiro: Capivara, 2008
SAMÓSATA, Luciano de. Diálogo dos mortos. Trad. Maria Celeste Consolin Dezotti. São Paulo: Hucitec, 1996.
SAMÓSATA, Luciano de. Como se deve escrever a história. Trad. Jacyntho Lins Brandão. Belo Horizonte: Tessitura, 2009.
BENJAMIN. Walter. Obras escolhidas. vol. I. Magia e técnica-Arte e política. Trad, Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1986.
BENJAMIN. Walter. Obras escolhidas. vol. 2. Rua de mão única. Trad. Rubens Torres Filho e José Carlos Martins Barbosa. São Paulo: Brasiliense, 1987
BENJAMIN. Walter. Origem do drama barroco alemão. Trad. Sérgio Paulo Brasiliense: 1984.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Trad. Cleonice Paes Barreto Mourão, Irene Aron. Belo Horizonte: Ed. UFMG&São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006.
BUCK-MORSS, Susan. Dialética do olhar – Walter Benjamin e o projeto das Passagens. Belo Horizonte: Ed. UFMG&Chapecó/SC: Ed Universitária Argos, 2002.
GONZAGA, Tomás Antônio. Cartas Chilenas. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
LOPES, Denilson. Nós os mortos─ melancolia e neo-barroco. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1999.
MOURÃO, Rui. Boca de chafariz. Belo Horizonte. Villa Rica, 1993.
MOURÃO, Rui. Os demônios descem o morro. São Paulo: Casa & Palavras, 2008.
OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de; SANTOS FILHO; Olinto Rodrigues; SANTOS, Antonio Fernandes Batista dos. O Aleijadinho e sua oficina – catálogo das esculturas devocionais: Rio de Janeiro: Capivara, 2008
SAMÓSATA, Luciano de. Diálogo dos mortos. Trad. Maria Celeste Consolin Dezotti. São Paulo: Hucitec, 1996.
SAMÓSATA, Luciano de. Como se deve escrever a história. Trad. Jacyntho Lins Brandão. Belo Horizonte: Tessitura, 2009.
Published
2015-12-24
Section
Artigos
The publication Caletroscopio shall retain for a period of three years all authorial rights for works accepted for publication: articles, reviews, translations, etc. Outside this restriction, these works are licenced through Licença Creative Commons-Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Upon expiry of this period, in the event that the author publishes the text, even when making alterations to the original, we would ask authors to include as a footnote, the information that a previous version of the article was published in the Revista Caletroscópio, citing the appropriate references.