A influência do curso de Letras nas crenças do professor de língua estrangeira em formação
Abstract
O objetivo deste estudo é analisar o impacto do curso de Letras (Licenciatura em Língua Inglesa) no percurso de manutenção ou reconstrução das crenças do professor em formação. Para tal buscou-se nos relatórios de estágio supervisionado do futuro professor, traços que evidenciassem o impacto das disciplinas de estágio, assim como de relevantes vertentes teóricas abordadas no curso de licenciatura – o Letramento Crítico e a Abordagem Comunicativa –, na modificação de suas crenças. Contextualizo, posteriormente, as teorias de ensino supracitadas, o conceito de crenças sobre ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira (LE) na perspectiva da Linguística Aplicada e a relação entre crenças e manifestações discursivas. Em seguida, apresento e analiso os dados levantados. Os resultados revelam que as disciplinas de estágio, assim como as abordagens teóricas apresentadas no curso de Letras, impactam, de fato, em suas crenças, tanto reforçando quanto desconstruindo-as.Downloads
Download data is not yet available.
Published
2015-12-24
Section
Artigos
The publication Caletroscopio shall retain for a period of three years all authorial rights for works accepted for publication: articles, reviews, translations, etc. Outside this restriction, these works are licenced through Licença Creative Commons-Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Upon expiry of this period, in the event that the author publishes the text, even when making alterations to the original, we would ask authors to include as a footnote, the information that a previous version of the article was published in the Revista Caletroscópio, citing the appropriate references.