A influência do curso de Letras nas crenças do professor de língua estrangeira em formação
Palavras-chave:
Linguagem, Práticas Discursivas, Crenças, Professores em formação
Resumo
O objetivo deste estudo é analisar o impacto do curso de Letras (Licenciatura em Língua Inglesa) no percurso de manutenção ou reconstrução das crenças do professor em formação. Para tal buscou-se nos relatórios de estágio supervisionado do futuro professor, traços que evidenciassem o impacto das disciplinas de estágio, assim como de relevantes vertentes teóricas abordadas no curso de licenciatura – o Letramento Crítico e a Abordagem Comunicativa –, na modificação de suas crenças. Contextualizo, posteriormente, as teorias de ensino supracitadas, o conceito de crenças sobre ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira (LE) na perspectiva da Linguística Aplicada e a relação entre crenças e manifestações discursivas. Em seguida, apresento e analiso os dados levantados. Os resultados revelam que as disciplinas de estágio, assim como as abordagens teóricas apresentadas no curso de Letras, impactam, de fato, em suas crenças, tanto reforçando quanto desconstruindo-as.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2015-12-24
Edição
Seção
Artigos
A Revista Caletroscópio deterá, por um período de três anos, os direitos autorais de todos os trabalhos aceitos para publicação: artigos, resenhas, traduções, etc. Fora essa restrição, os trabalhos estão licenciados com a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Após esse tempo, caso o autor publique o texto, ainda que sejam feitas alterações no original, solicita-se que seja incluída, em nota de rodapé, a informação de que uma versão anterior do artigo foi publicada na Revista Caletroscópio, apresentando as devidas referências.