Um recado de mãe para filho
Abstract
Este artigo visa analisar o texto “O recado do morro”, integrante da obra Corpo de Baile (1956), de João Guimarães Rosa, com o intuito de evidenciar os modos de percepção e transmissão do recado. Esse recado se origina no universo natural e se constitui gradativamente através de distintas formas de conhecimentos e percepções da realidade, como a imaginação infantil, a “loucura” e a sensibilidade artística, fugindo assim da lógica comunicativa convencional. Dessa forma, objetiva-se salientar como um dos traços fundamentais para a tal comunicação é a interação entre as personagens e o espaço natural, com destaque para a intensa relação entre o protagonista Pedro Orósio e sua Mãe Natureza.
Este artigo visa analisar o texto “O recado do morro”, integrante da obra Corpo de Baile (1956), de João Guimarães Rosa, com o intuito de evidenciar os modos de percepção e transmissão do recado. Esse recado se origina no universo natural e se constitui gradativamente através de distintas formas de conhecimentos e percepções da realidade, como a imaginação infantil, a “loucura” e a sensibilidade artística, fugindo assim da lógica comunicativa convencional. Dessa forma, objetiva-se salientar como um dos traços fundamentais para a tal comunicação é a interação entre as personagens e o espaço natural, com destaque para a intensa relação entre o protagonista Pedro Orósio e sua Mãe Natureza.Downloads
References
LIBANORI, E. V. A construção do espaço em Ópera dos Mortos, de Autran Dourado, e Pedro Páramo, de Juan Rulfo. 2006, 196f., (Tese de Doutorado em Estudos Literários), Universidade Estadual Paulista – UNESP, Assis.
MACHADO, A. M. Recado do nome: leitura de Guimarães Rosa à luz do Nome de seus personagens. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
MARCHELLI, C. C. B. A cadeia de transmissão em “o recado do morro”, de Guimarães Rosa. In: Texto Poético, Campinas, v.20, 2016
MEYER, M. Ser-tão Natureza: A natureza em Guimarães Rosa. Belo Horizonte: UFMG, 2008.
NOGUEIRAL, E. S. A viagem da voz em “O recado do morro”, de Guimarães Rosa. In: Recorte, Belo Horizonte, v.11, nº 12, 2014.
RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 2° ed. São Paulo: Companhia das letras, 1995.
ROSA, J. G. Corpo de baile. Vol.1 Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010 - A.
_______. Corpo de baile. Vol.2 Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010.
_______. João Guimarães Rosa: Correspondência com seu tradutor italiano Edoardo Bizzarri. 3° ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2003.
ZILBERMAN, R. O recado do morro: uma teoria da linguagem, uma alegoria do Brasil. In: Eixo e a roda, Belo Horizonte, v.12, 2006.
The publication Caletroscopio shall retain for a period of three years all authorial rights for works accepted for publication: articles, reviews, translations, etc. Outside this restriction, these works are licenced through Licença Creative Commons-Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Upon expiry of this period, in the event that the author publishes the text, even when making alterations to the original, we would ask authors to include as a footnote, the information that a previous version of the article was published in the Revista Caletroscópio, citing the appropriate references.