Um recado de mãe para filho

  • Fabrício César de Aguiar Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Larissa Walter Tavares de Aguiar Universidade Federal do Paraná - UFPR

Resumen

Este artigo visa analisar o texto “O recado do morro”, integrante da obra Corpo de Baile (1956), de João Guimarães Rosa, com o intuito de evidenciar os modos de percepção e transmissão do recado. Esse recado se origina no universo natural e se constitui gradativamente através de distintas formas de conhecimentos e percepções da realidade, como a imaginação infantil, a “loucura” e a sensibilidade artística, fugindo assim da lógica comunicativa convencional. Dessa forma, objetiva-se salientar como um dos traços fundamentais para a tal comunicação é a interação entre as personagens e o espaço natural, com destaque para a intensa relação entre o protagonista Pedro Orósio e sua Mãe Natureza.

Este artigo visa analisar o texto “O recado do morro”, integrante da obra Corpo de Baile (1956), de João Guimarães Rosa, com o intuito de evidenciar os modos de percepção e transmissão do recado. Esse recado se origina no universo natural e se constitui gradativamente através de distintas formas de conhecimentos e percepções da realidade, como a imaginação infantil, a “loucura” e a sensibilidade artística, fugindo assim da lógica comunicativa convencional. Dessa forma, objetiva-se salientar como um dos traços fundamentais para a tal comunicação é a interação entre as personagens e o espaço natural, com destaque para a intensa relação entre o protagonista Pedro Orósio e sua Mãe Natureza.

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Biografía del autor/a

Fabrício César de Aguiar, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Graduado em Letras pela UEM - Universidade Estadual de Maringá - PR. Mestre em Literatura pela mesma instituição. Doutorando em Literatura pela UFPR - Universidade Federal do Paraná. Atualmente vinculado ao grupo de pesquisa do CNPq intitulado Literatura e mobilidades sociais e culturais, na linha de pesquisa intitulada Poéticas de figuração do espaço, com a orientação do professor Dr. Paulo Astor Soethe.

Larissa Walter Tavares de Aguiar, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Possui graduação em Letras pela UEM - Universidade Estadual de Maringá - PR. Cursou o Mestrado em Literatura pela mesma instituição. Atualmente, doutorando em Literatura pela UFPR - Universidade Federal do Paraná. 

Citas

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LIBANORI, E. V. A construção do espaço em Ópera dos Mortos, de Autran Dourado, e Pedro Páramo, de Juan Rulfo. 2006, 196f., (Tese de Doutorado em Estudos Literários), Universidade Estadual Paulista – UNESP, Assis.
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Publicado
2016-12-31
Sección
Artigos - Dossiê