A (des)construção de Quincas Berro Dágua: escrita engajada e polifônica em Jorge Amado
Abstract
Este trabalho objetiva analisar discursivamente a (des)construção de Quincas Berro Dágua, personagem central de A Morte e a Morte de Quincas Berro Dágua, de Jorge Amado. A pesquisa é descritiva (documental), baseada no método qualitativo-interpretativista. O referencial teórico crítico e discursivo pauta-se em estudiosos como Sant’anna (1983) e Bakhtin (1997; 2010), cujo primeiro trata do comportamento carnavalizador do personagem e o segundo embasa as noções de ideologia, dialogismo e polifonia. Ainda, os estudos de Portella (1983), acerca da visão engajada cultivada por Amado. A imagem de Quincas Berro Dágua é (des)construída a partir do relato das outras personagens. Sua(s) morte(s) – consequências de suas diversas vidas – carregam reflexões profundas sobre a existência e as relações sociais. A obra analisada sob o prisma da polifonia revela um indivíduo que instaura a tensão entre o individual e o social, conduzindo a uma reflexão crítica, e não a uma tomada de opinião sem abertura.Downloads
Download data is not yet available.
Section
Artigos
The publication Caletroscopio shall retain for a period of three years all authorial rights for works accepted for publication: articles, reviews, translations, etc. Outside this restriction, these works are licenced through Licença Creative Commons-Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Upon expiry of this period, in the event that the author publishes the text, even when making alterations to the original, we would ask authors to include as a footnote, the information that a previous version of the article was published in the Revista Caletroscópio, citing the appropriate references.