A (des)construção de Quincas Berro Dágua: escrita engajada e polifônica em Jorge Amado
Resumen
Este trabalho objetiva analisar discursivamente a (des)construção de Quincas Berro Dágua, personagem central de A Morte e a Morte de Quincas Berro Dágua, de Jorge Amado. A pesquisa é descritiva (documental), baseada no método qualitativo-interpretativista. O referencial teórico crítico e discursivo pauta-se em estudiosos como Sant’anna (1983) e Bakhtin (1997; 2010), cujo primeiro trata do comportamento carnavalizador do personagem e o segundo embasa as noções de ideologia, dialogismo e polifonia. Ainda, os estudos de Portella (1983), acerca da visão engajada cultivada por Amado. A imagem de Quincas Berro Dágua é (des)construída a partir do relato das outras personagens. Sua(s) morte(s) – consequências de suas diversas vidas – carregam reflexões profundas sobre a existência e as relações sociais. A obra analisada sob o prisma da polifonia revela um indivíduo que instaura a tensão entre o individual e o social, conduzindo a uma reflexão crítica, e não a uma tomada de opinião sem abertura.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Sección
Artigos
La Revista Caletroscópio detendrá, por un periodo de tres años, los derechos autorales de todos los trabajos aceptados para publicación: artículos, reseñas, traducciones, etc. Salvo esa restricción, los trabajos están licenciados con la Licencia Creative Commons – Reconocimiento – NoComercial – SinObraDerivada 4.0 Internacional. Después de ese tiempo, caso el autor publique el texto, aunque sean hechos cambios en el original, se solicita que sea incluida, en nota a pie, la información de que una versión anterior del artículo fue publicada en la Revista Caletroscópio, presentando las referencias adecuadas.