Atividade de leitura aliada ao ensino da conjunção "e" em poemas: uma perspectiva funcionalista
Abstract
Muitas vezes, a definição da classe dos conectivos, bem como as classificações deles propostas pela gramática tradicional não são suficientes. A visão estruturalista e tradicional utiliza-se dos critérios semânticos, sintáticos e morfológicos para explicar a classe dos conectivos, de maneira independente e isolada, sem aplicação prática, partindo da regra pura e sistemática, sem considerar os diversos usos do falante de língua portuguesa. Por isso, propomos, neste trabalho, duas atividades de leitura que auxiliem o aluno na aprendizagem da gramática, em especial do conectivo “e”. Para tanto, analisaremos como o conectivo “e” é abordado pelas gramáticas, observando as deficiências das definições oferecidas aos alunos, e proporemos algumas atividades de leitura que desenvolvam a capacidade de análise e de compreensão das relações que esse conectivo pode realizar. Nesse ínterim, o trabalho com a gramática será embasado teoricamente pela linguística funcional. Assim, pretendemos imbricar em nossa análise funcionalismo e leitura, propondo atividades que trabalhem o conhecimento linguístico, textual e de mundo do aluno.
Downloads
References
__________. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
__________. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
DIK, C. S. The Theory of Functional Grammar. Dorderecht-Holland/Providence RIEUA: Foris Publications, 1989.
CASTILHO, A.T. Nova Gramática do Português Brasileiro. S. Paulo: Contexto, 2010.
CEGALLA, D. P. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.
CORACINI, M. J. Leitura: decodificação, processo discursivo...? In: CORACINI, M.J. (org.). O jogo discursivo na aula de leitura: língua materna e língua estrangeira. 3ª Ed., Campinas, SP: Pontes Editores, 2010, p. 13-20.
CUNHA, C. & CINTRA, L. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
DECAT, B. Por uma abordagem da (in)dependência de cláusulas à luz da noção de “unidade informacional”. Scripta (Lingüística e Filologia), v.2, n.4, Belo Horizonte: PUC Minas, 1º sem 1999b, p. 23-38.
GONÇALVES, M. S. & RIOS, R. Português em outras palavras. São Paulo: Scipione, 1997.
GIVÓN, T. Functionalism and grammar. Amsterdam/Philadelphia: J. Benjamins, 1995.
HASHIGUTI, S. T. Nas teias da leitura. In: BOLOGNINI, Carmen Zink. (Org.). Discurso e ensino: prática de linguagem na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2009. p.19-27.
KLEIMAN, A. Texto e leitor: Aspectos cognitivos da leitura. 15ª Ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2013, p.15-70.
NEVES, M. H. M. Gramática de usos do português. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
OLIVEIRA, F.M. A configuração textual da seção de metodologia em artigos acadêmicos de linguística aplicada. 2003. 134f. Dissertação (mestrado em Letras). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2003.
INDURSKY, F. O texto nos estudos da linguagem: especificidades e limites. In: ORLANDI, E., LAGAZZI-RODRIGUES, S. (orgs.). Discurso e textualidade. 2ª Ed. Campinas, SP: Pontes, 2010, p. 35-79.
POSSENTI, S. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras: Associação de leitura do Brasil, 1996.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
TRAVAGLIA, L. C.. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.
__________. Gramática: ensino plural. 4 ed. rev. São Paulo: Cortez, 2009.
The publication Caletroscopio shall retain for a period of three years all authorial rights for works accepted for publication: articles, reviews, translations, etc. Outside this restriction, these works are licenced through Licença Creative Commons-Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Upon expiry of this period, in the event that the author publishes the text, even when making alterations to the original, we would ask authors to include as a footnote, the information that a previous version of the article was published in the Revista Caletroscópio, citing the appropriate references.