Leitura e gramática na aula de Língua Portuguesa: considerações sobre dissociação cronotópica escola-aluno
Abstract
Este artigo tematiza leitura e consiste em recorte de pesquisa que tem como objetivo compreender o espaço para ensino e aprendizagem que tomem a leitura como encontro em se tratando do trabalho docente de Português em uma escola específica, considerando o uso do livro didático e, em não havendo tal espaço, compreender o que se coloca em seu lugar. Os dados foram gerados por meio de entrevistas e rodas de conversas realizadas com duas professoras e sete alunos, além de pesquisa documental e observação de aulas em duas classes. O aporte teórico ancora-se em teorizações vigotskianas, bakhtinianas e dos estudos do letramento. Infere-se estarem a aula de Língua Portuguesa, em sentido amplo, e a leitura, em sentido estrito, em uma ecologia a requerer novas ingrediências para o encontro de palavras, haja vista enfoque no ensino de gramática taxionômica e normativa, o que caracteriza dissociação cronotópica entre escola e aluno.
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