Uma leitura da obra jogo de fiar, de Patrícia Bins, pelo viés da teoria hermenêutica de Paul Ricouer
Abstract
RESUMO: Este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de interpretação da novela Jogo de fiar, de Patrícia Bins (1930 – 2008), à luz da teoria hermenêutica do filósofo francês Paul Ricoeur (1913 - 2005). Patrícia Bins, filha de pai austríaco e mãe inglesa, escritora nascida no Rio de Janeiro, mas radicada no Rio Grande do Sul, desenvolveu sua produção literária em solo gaúcho. Depois da publicação de seu primeiro livro, O assassinato dos pombos (1980), coletânea de contos e crônicas publicados desde 1968 no jornal Correio do Povo, Bins estreia na narrativa longa com a novela Jogo de fiar (1983), obra que aprofunda o tom intimista e memorialista que caracterizará o conjunto de sua literatura, além do intertexto com a cultura europeia, sobretudo no âmbito das letras. Neste espaço tentaremos mostrar em que medida Jogo de fiar possibilita o diálogo com a obra de Ricoeur, especialmente em relação às proposições de mundo do texto, círculo mimético e identidade narrativa, as quais constituem aqui a base da realização de um exercício interpretativo que busca congregar as três instâncias da obra literária: autor, texto e leitor.
Palavras-chave: Jogo de fiar; Patrícia Bins; Hermenêutica; Paul Ricoeur.
Downloads
References
CHAVES, Luciana de Carvalho. Jogo de fiar: ficção ou autobiografia? Uma análise sobre a vida e a obra de Patrícia Bins: In: Anais da X Semana de Letras da PUCRS. Porto Alegre: Edipucrs, 2010.
RICOEUR, Paul. O conflito das interpretações. Trad. de Hilton Japiassu. Rio de Janeiro: Imago, 1978.
_________. Teoria da interpretação: o discurso e o excesso de significação. Trad. de Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1987.
_________. Tempo e narrativa. Campinas: Papirus, 1994 – 1998. Tomo 1.
________. Identidade pessoal e identidade narrativa. In: O Si-Mesmo como Outro. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.
The publication Caletroscopio shall retain for a period of three years all authorial rights for works accepted for publication: articles, reviews, translations, etc. Outside this restriction, these works are licenced through Licença Creative Commons-Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Upon expiry of this period, in the event that the author publishes the text, even when making alterations to the original, we would ask authors to include as a footnote, the information that a previous version of the article was published in the Revista Caletroscópio, citing the appropriate references.