Estratégias de Negação do Brasileiro na Crônica Nacional: Uma Contribuição para o Ensino de Português para Estrangeiros
Abstract
Este trabalho situa-se no estudo sobre aspectos interacionais do português brasileiro e tem como objetivo analisar a interação linguístico-social no ato de negar. Tal ato em uma situação interacional no contexto brasileiro mostra-se, por vezes, desafiador. O uso do “não” em uma certa cultura pode ser visto como uma simples ação de negar algo. No Brasil, no entanto, um ato de negação pode caracterizar uma ameaça à face do outro, podendo comprometer a ação comunicativa dos participantes. A base teórica deste estudo concentrou-se nos conceitos da Sociolinguística Interacional e da Antropologia Social. As reflexões elencadas nesse trabalho apontam que a identidade do brasileiro é construída a partir da relação com o outro. Na sociedade brasileira, o self é constituído de forma interdependente (MARKUS e KITAYAMA, 1991), e, por isso, misturamos o espaço da rua e o espaço da casa (DAMATTA, 2004). De acordo com essa perspectiva, a partir da análise de duas crônicas brasileiras, vimos que, no ato de negar, o brasileiro lança mão de inúmeras estratégias para salvar a sua própria face e a face de seu interlocutor. Devido à sua relevância pragmática e didática, ao abordarmos o tema referente às estratégias usadas pelo brasileiro na construção de um ato de negar, acreditamos contribuir para o ensino do português do Brasil como língua não materna.
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