O tratamento dado à variação linguística nas aulas de língua materna em escolas de Mariana/MG
Abstract
Resumo: O presente artigo pretende expor os resultados parciais da pesquisa vinculada ao projeto Ensino de Língua Portuguesa: estudo das práticas discursivas na educação básica das escolas de Mariana, Ouro Preto e seus distritos, bem como analisar o tratamento dado à variação linguística em aulas de língua materna no ensino básico. A análise se fundamenta, principalmente, no que dizem os documentos oficiais e em aportes teórico-metodológicos relacionados à pedagogia da variação linguística. Os resultados apresentados referem-se à observação realizada em uma turma da 2ª série do Ensino Médio de uma escola privada, e mostraram que o material estudado não aborda a variação linguística em qualquer nível, seja semântico, lexical, fonológico ou morfossintático, apresentando algumas limitações.
Palavras-chave: Variação Linguística. Ensino de Língua Materna. Material Didático. Documentos Oficiais.
Downloads
References
BORTONI-RICARDO, S. M. Nós cheguemos na escola, e agora? Sociolingüística & Educação. São Paulo: Parábola, 2005.
BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola, 2008.
COSERIU, Eugênio. Sistema, Norma e Fala. In: ______ Teoria da Linguagem e Linguística Geral: cinco estudos. Rio de Janeiro/São Paulo: Presença/EDUSP, p.13-85, 1979 [1953].
FARACO, Carlos Alberto. Norma Culta Brasileira, desatando alguns nós. 1.ed. – São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
______Norma-padrão brasileira: desembarançando alguns nós. In: BAGNO, M. (org.). Lingüística da Norma. SP: Organizações Loyola, p. 37-62. 2002.
MINAS GERAIS, Secretaria do Estado de Educação. Conteúdo Básico Comum (CBC) – Português. Educação Básica – Ensino Fundamental (5ª. a 8ª. séries), 2005.
VIEIRA, Silvia R.; Brandão, Silvia F. Ensino de Gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007.
ZILLES, Ana Maria S.; FARACO, Carlos Alberto. Pedagogia da variação linguística: língua, diversidade e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
https://educacao.uol.com.br/noticias/2018/11/05/bolsonaro-critica-questao-enem-2018-dialeto-travestis.htm
The publication Caletroscopio shall retain for a period of three years all authorial rights for works accepted for publication: articles, reviews, translations, etc. Outside this restriction, these works are licenced through Licença Creative Commons-Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Upon expiry of this period, in the event that the author publishes the text, even when making alterations to the original, we would ask authors to include as a footnote, the information that a previous version of the article was published in the Revista Caletroscópio, citing the appropriate references.