O tratamento dado à variação linguística nas aulas de língua materna em escolas de Mariana/MG

  • Soélis Teixeira do Prado Mendes UFOP
  • Luana Veloso Tolentino Alvim UFOP

Resumen

Resumo: O presente artigo pretende expor os resultados parciais da pesquisa vinculada ao projeto Ensino de Língua Portuguesa: estudo das práticas discursivas na educação básica das escolas de Mariana, Ouro Preto e seus distritos, bem como analisar o tratamento dado à variação linguística em aulas de língua materna no ensino básico. A análise se fundamenta, principalmente, no que dizem os documentos oficiais e em aportes teórico-metodológicos relacionados à pedagogia da variação linguística. Os resultados apresentados referem-se à observação realizada em uma turma da 2ª série do Ensino Médio de uma escola privada, e mostraram que o material estudado não aborda a variação linguística em qualquer nível, seja semântico, lexical, fonológico ou morfossintático, apresentando algumas limitações.
Palavras-chave: Variação Linguística. Ensino de Língua Materna. Material Didático. Documentos Oficiais.

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Citas

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https://educacao.uol.com.br/noticias/2018/11/05/bolsonaro-critica-questao-enem-2018-dialeto-travestis.htm
Publicado
2018-12-30
Sección
Artigos - Dossiê