Entrevista a Raul Antelo
Abstract
Raul Antelo foi professor titular de literatura brasileira na Universidade Federal de Santa Catarina, Guggenheim Fellow e professor visitante nas Universidades de Yale, Duke, Texas at Austin, Maryland e Leiden, na Holanda. Presidiu a Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC) e recebeu o doutorado honoris causa pela Universidad Nacional de Cuyo. Entre as suas diversas produções, destacam-se Crítica acéfala (2008), Maria com Marcel: Duchamp nos trópicos (2010), A máquina filológica (2021) e Inventário de sonhos usados: Goya plagia Didi-Huberman (2022).
Nessa entrevista, gentilmente concedida a Carolina Anglada e a João Vítor Araújo, o intelectual parte da memória das primeiras bibliotecas, onde o encontro com o pathosformel warburguiano traçara algo no corpo e no imaginário do futuro pesquisador: da solução de compromissão que o sintoma representa na esfera subjetiva, incorporada a um modo de leitura por vir, será seu poder de dissolução que agora passa a valer como dispositivo crítico das imagens. Logo, a montagem dessas reminiscências não poderia não dispor o historiador da arte José Pijoan ao lado de García Lorca, traduzido por Drummond. O diálogo, então, avança, do espelho à tela e à escopifilia, da formação à subversão do sujeito, da forma e da fórmula ao pathos, em torno de questões que infinitamente deságuam em outras leituras, como uma dança inesperada entre perguntas e comentários, sempre um passo para além do conhecido. Uma oportunidade singular de ler a persistência pulsional, ao mesmo tempo dissolvente e construtiva, a enredar, em uma fabulosa e rigorosa trama, trajetos indiretos, transmissões invisíveis e a latência da memória.
Downloads
References
Copyright (c) 2025 Caletroscópio

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
The publication Caletroscopio shall retain for a period of three years all authorial rights for works accepted for publication: articles, reviews, translations, etc. Outside this restriction, these works are licenced through Licença Creative Commons-Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Upon expiry of this period, in the event that the author publishes the text, even when making alterations to the original, we would ask authors to include as a footnote, the information that a previous version of the article was published in the Revista Caletroscópio, citing the appropriate references.