O tratamento da variação linguística em uma coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental

  • Clarice Cristina Corbari Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Izabella Regina Basso Pimentel Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Resumen

Neste artigo, objetiva-se tecer algumas reflexões sobre o tratamento da variação linguística no ensino da língua materna e apresentar alguns resultados de análise de uma coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental utilizada em escolas públicas de Cascavel (PR). A análise se fundamenta principalmente no aporte teórico-metodológico da Sociolinguística, considerando-se as discussões relacionadas à construção de uma pedagogia da variação linguística. Os resultados mostraram que o material didático aborda a variação linguística, apresentando pontos positivos e algumas limitações.

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Biografía del autor/a

Clarice Cristina Corbari, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Doutora em Letras. Docente do Curso de Letras da Unioeste, campus de Marechal Cândido Rondon (PR) e do Mestrado em Letras ProfLetras da Unioeste, campus de Cascavel (PR).

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Publicado
2018-12-19
Sección
Artigos - Fluxo contínuo