Crenças de duas professoras de um curso de Letras a respeito das abordagens de ensino da habilidade da compreensão oral em língua inglesa
Resumen
Este trabalho busca investigar as crenças de duas professoras de Letras sobre as abordagens de ensino e aprendizagem da compreensão oral em língua inglesa. O estudo propõe levantar as crenças das professoras e as relações com suas práticas de sala de aula. Enfoca-se contexto de formação inicial de professores que tem por base teórica as contribuições como as de Barcelos (2001,2004, 2006) e Silva (2000, 2001), direcionadas para crenças, e as de Field (2008) e Nunan (2000), relacionadas com compreensão oral. Para base metodológica, optou-se por um estudo qualitativo, especificamente um estudo de caso YIN (2009). Os instrumentos usados para coleta de dados foram questionários e observações das aulas. Os resultados mostraram que a consonância entre crenças e práticas das professoras volta-se aos aspectos de abordagem comunicativa com foco no sentido pragmático ao uso da linguagem. Com relação à oralidade, essa consonância assume papel importante para o ensino do inglês e também para a necessidade de engajar os alunos em práticas sociais
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