A produção textual no ensino médio e o tratamento da variação linguística
Resumen
Compreendendo a variação linguística como um fenômeno que perpassa todas as atividades de ensino de língua materna, objetivo desta pesquisa foi investigar como esse fenômeno é tratado em atividades de produção textual de um livro didático de língua portuguesa voltado para o 1º Ano do ensino médio. A fundamentação teórica apresenta suas bases em trabalhos da área de Sociolinguística Educacional (BAGNO, 2007a, 2007b, 2013, 2017; BORTONI-RICARDO, 2004). Para a realização da pesquisa, o livro “Português: trilhas e tramas” (SETTE et al., 2016), presente no PNLD 2018, foi selecionado e foram analisados (1) o “Manual do professor”; (2) o capítulo 17, “Variedades linguísticas”; e (3) as seis atividades de produção textual de gêneros orais e escritos presentes na obra. A partir dessas análises, foi observada a manutenção de duas relações estereotipadas, a saber, entre a língua escrita e a norma privilegiada e entre a língua falada e a variação linguística.
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Citas
______. Aula de português: encontro & interação. 8. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
BAGNO, Marcos. Por que estudar uma gramática brasileira?. In: CASSEB-GALVÃO, Vânia; NEVES, Maria Helena de Moura (Orgs.). O todo da língua: teoria e prática do ensino de português. São Paulo: Parábola Editoria, 2017, p. 97-121.
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______. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2007a.
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SETTE, Graça et al. Português: trilhas e tramas. V. 1. 2. ed. São Paulo: Leya, 2016.
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