O ERE em língua portuguesa: estratégias pedagógicas com as TDICS em formação inicial de professores

Resumen

Com o Ensino Remoto Emergencial – ERE, as tecnologias digitais ganharam ainda mais espaço na formação inicial de professores, as quais possibilitam a criação de novas maneiras de mobilizar o conhecimento. Nesse sentido, o atual estudo busca avaliar o aporte pedagógico de aplicativos digitais no trabalho docente de professores em formação inicial com a produção do gênero textual resenha, levando em consideração a competência 7 e o campo de atuação das Práticas de estudo e pesquisa da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). As atividades de produção da resenha foram instrumentalizadas por meio da Sequência Didática de Gênero (DOLZ, NOVERRAZ e SCHNEUWLY, 2004). Por meio dessa proposta experimental, avalia-se que os professores em formação inicial conseguiram utilizar de forma adequada as ferramentas digitais para a aprendizagens do gênero no campo social das Práticas de estudo e pesquisa e, consequentemente, adquiriram novas experiências que ampliaram sua formação teórica e prática. Esse choque de realidade provocado pelo ERE também possibilitou lidar com diversas situações escolares e perceber as necessidades de aprendizagem das competências de linguagem da turma.

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Biografía del autor/a

Gustavo Justino Pamplona, Universidade de Pernambuco

Graduando do Curso de Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e suas respectivas literaturas da Universidade de Pernambuco. Bolsista do Programa Residência Pedagógica - Núcleo de Letras (UPE). Integrante do ITESI/CNPq.

Maiara Coelho Rodrigues, Universidade de Pernambuco

Graduanda em Letras com habilitação em Letras Português e Inglês na UPE - Campus Petrolina. Bolsista do Programa Residência Pedagógica - Núcleo de Letras (UPE).

Elizenice de Vasconcelos Peixoto Barros, Universidade de Pernambuco

Professora  da Secretaria de Educação Estadual de Pernambuco. Preceptora do Programa Residência Pedagógica - Núcleo de Letras (UPE). Integrante do ITESI/CNPq.

Geam Karlo-Gomes, Universidade de Pernambuco

Professor do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI), da UPE e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA. Docente orientador do Programa Residência Pedagógica - Núcleo de Letras (UPE). Líder do ITESI/CNPq. 

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Publicado
2021-12-29