O ensino de Literaturas na Base Nacional Comum Curricular do Ensino médio: apontamentos críticos

Resumen

O ensino de literatura que existe na escola de educação básica brasileira não consegue satisfazer as problemáticas históricas no setor da educação no país, fazendo com que muitos estudantes se sintam frustrados nos processos de formação literária. Levando isso em consideração, este estudo propôs investigar como se dá o ensino de literatura e a formação de leitores na transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio, além de contribuir para o desenvolvimento conceitual dos estudos acerca da formação literária. Para isso, analisamos os documentos oficias da educação, com foco na Base Nacional Comum Curricular (2018), de forma que foi possível alçar conclusões sobre a falta de praticidade do documento enquanto orientador para a formulação dos currículos escolares. Além disso, ao longo do estudo foi debatida a necessidade de propostas que reivindiquem a melhoria na formação docente e ao não silenciamento das particularidades e vivências dos alunos.

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Biografía del autor/a

Gabriela Mendes Morais, Universidade Federal de Ouro Preto

Estudante do curso de Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Ouro Preto. Seus interesses de trabalho e pesquisa se situam no campo do ensino de língua portuguesa e literatura, das práticas de letramento literário e dos estudos sociológicos. 

Rodrigo Corrêa Martins Silva Machado, Universidade Federal de Ouro Preto

Professor Adjunto do Departamento de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Graduado em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), mestre em Letras por essa mesma instituição, doutor em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui pós-doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFOP. Os seus interesses de pesquisa se focalizam nas relações entre literatura e cultura, literatura e decolonialidade, ensinos de literaturas, literaturas de língua portuguesa, literatura LGBTQIA+.

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Publicado
2021-12-29