A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Língua Portuguesa e a criticidade na práxis pedagógica: do(s) Letramento(s) Críticos aos Multiletramentos

  • Michelle Campêlo Costa Universidade de Brasília
  • Helenice Joviano Roque de Faria Universidade de Brasília
  • Rosana Helena Nunes Universidade de Brasília
  • Kleber Aparecido da Silva
Palabras clave: Alfabetización crítica, Multiliteratura, Formación, BNCC

Resumen

Este trabajo pretende destacar el constructo alfabetizaciones en las últimas décadas y tiene como punto de partida las alfabetizaciones críticas en Freire (1987, 1989, 1992, 1997) y otros estudiosos como Buzato (2008), Kalantzis y Cope (1994 y 2000), Kalantzis, Cope y Pinheiro (2020), Kleiman (2003, 2008 y 2016), Rojo (2009, 2012 y 2013), Rojo y Barbosa (2015), Soares (2004, 2009 y 2010), Street (2014) quienes destacan la necesidad de repensar/debatir la Pedagogía de las Multiliteracidades. Nuestra perspectiva es producir una reflexión crítica a partir de la Base Curricular Nacional Común (BNCC), específicamente en el área de Lenguas, Códigos y sus Tecnologías (Lengua Portuguesa), para señalar la importancia de la praxis crítica en tiempos de COVID-19. A través de una investigación cualitativa de carácter interpretativista, presentamos un ejercicio de análisis, recortes de la BNCC, emprendiendo la tesis de que los estudios lingüísticos contribuyen a la praxis crítico-reflexiva y a posibles (trans)formaciones en la práctica pedagógica.

 

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Biografía del autor/a

Michelle Campêlo Costa, Universidade de Brasília

Michelle Campêlo Costa é docente na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Brasília, DF. Formada no Magistério, licenciada em Letras Português/Inglês pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub); e em Pedagogia pelo Instituto de Educação e Ensino Superior (IESA). Obteve seu título de Especialista em Letramentos e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais - Mediadores de Leitura pela Universidade de Brasília (UnB); em Gestão e Orientação Educacional pela Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin (FTED); e em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Castelo Branco do Rio de Janeiro (UCB). É Mestranda em Linguística na Universidade de Brasília (UnB). Sua experiência profissional abrange a Educação Infantil, o Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais, o Ensino Médio e a Formação Continuada de professores/as e gestores/as da SEEDF, desde o ano 2000. Foi Coordenadora Pedagógica no Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais e Gestora Escolar na SEEDF. Foi Professora-Formadora na Subsecretaria de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EAPE/SEEDF) atuando na formação continuada de professores/as e gestores/as escolares nas áreas de Educação Crítica, Gestão Escolar, Políticas Públicas, Organização do Trabalho Pedagógico, Conselhos Escolares e Linguagens. Foi Coordenadora em Escola do Campo de Educação Integral 100% em Tempo Integral (PROEITI). Áreas de interesse: Formação Continuada. Educação Crítica. Gestão Escolar Democrática. Organização do Trabalho Pedagógico. Currículo. Avaliação para as Aprendizagens. Linguística Aplicada Crítica. (Multi)Letramentos.

Helenice Joviano Roque de Faria, Universidade de Brasília

Helenice Joviano Roque de Faria é Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília - UnB. Mestre em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT-Cáceres/MT. Especialista em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(PUC/Minas). Graduada em Letras pela Universidade do Vale do Rio Doce em Língua Portuguesa/Inglesa (1998) e Universidade do Federal de Mato Grosso - Língua Espanhola (2011). Tem como foco de pesquisa as Políticas de Formação Docente em âmbito Inicial e Contínua (Língua Portuguesa), Formação e Letramento Racial, Literatura Racial e Leituras Semióticas. É membro do Grupo de “Estudos Críticos e Avançados em Linguagem” - GECAL CNPq/UnB. Administradora do canal educativo no You Tube palavrasEMmovimento.

Rosana Helena Nunes, Universidade de Brasília

Rosana Helena Nunes é docente da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC/SP), na área da linguagem. Licenciatura em Letras, português/inglês (Instituição de Ensino Ciências e Letras). Especialização em Lato Sensu na Universidade Sorocaba (UNISO). Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP. Doutorado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP). Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Campinas (UNICAMP/SP). É pós-doutoranda, na Universidade de Brasília (UnB), no Programa de Linguística, sob a supervisão do Prof. Kleber Silva. Foi docente do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, em Língua Portuguesa, nas redes estadual e municipal de ensino. Professora formadora, na área de Códigos, Linguagens e suas Tecnologias, no Centro de Referência em Educação da Prefeitura de Sorocaba, 2010 a 2017. Docente do Curso de Letras, Licenciatura curta, 2002 a 2012, nas disciplinas de Linguística I, Linguística II, Sociolinguística e Psicolinguística. Docente do Curso de Pós-graduação na Universidade de Sorocaba (UNISO), em 2003 e, na Faculdade Unianchieta em Jundiaí, em 2019. Áreas de interesse: Linguística Aplicada Crítica, Educação linguística, Políticas linguísticas, Ensino de Língua Portuguesa como língua materna, Multimodalidade da Linguagem, etc.

Citas

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Publicado
2021-12-29