Entre história, ficção e intertextualidade

O romance Sede, de Amélie Nothomb

Resumen

Em Sede (2021), romance de Amélie Nothomb, Jesus narra seus últimos dias na Terra como alguém que partilha de sensações e sentimentos humanos, mas que também é dotado de poderes sobre-humanos. Esse conjunto de atributos nos possibilitou abarcar essa personagem por um viés tanto histórico quanto ficcional, aproximando, portanto, essas vertentes. Historicamente, entrevemos um indivíduo que viveu na Galileia, por muitos seguido, e posteriormente condenado à morte. Quanto à ficcionalidade, as citações anacrônicas da personagem nos despertaram o interesse por uma análise que possibilitasse compreender os entrelaçamentos e diálogos entre tais intertextos e a narrativa principal. Assim, selecionamos três exemplos intertextuais, os quais classificamos em três eixos: literário, religioso e filosófico. Estudar a intertextualidade por esse romance nos possibilitou vislumbrar aproximações entre a história e a ficção que circundam uma personagem milenar como Jesus, fazendo-nos compreender a possibilidade de se reescrever o passado em um presente em permanente mudança e (re)construção.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Citas

ACADÉMIE FRANÇAISE. Paul Valéry. Biographie. Disponível em:https://www.academie-francaise.fr/les-immortels/paul-valery. Acesso em 15 jan. 2024.

AMANIEUX, Laureline. Amour, meurtre et langage dans l'oeuvre d'Amélie Nothomb. L'Esprit Créateur, v.45, n.1, p.79-86, 2005.

BAINBRIGGE, Susan. Identité, Altérité et Intertextualité dans l'écriture de Neel Doff, Dominique Rolin, Jacqueline Harpman et Amélie Nothomb. Nouvelles études francophones, v.19, n.2, p.31-42, 2004.

BISHOP, Morris. Pascal: The life of genius. New York: Reynal & Hitchcock, 1936.

CHEVITARESE, André Leonardo; FUNARI, Pedro Paulo A. Jesus Histórico. Uma brevíssima introdução. Rio de Janeiro: Klíne, 2012.

COHEN, John Michael. Introdução. In: D’ÁVILA, Santa Teresa. O livro da vida. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2010.

COMPAGNON, Antoine. O trabalho da citação. Tradução: Cleonice P. B. Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996. 176p.

D’ÁVILA, Santa Teresa. O livro da vida. Tradução: Carmelitas Descalças do Convento de Santa Teresa do Rio de Janeiro. Petrópolis: Editora Vozes, 1961. 366p.
HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Rio de Janeiro, Imago, 1991. 330p.

KHELIL, Amélie. Amélie Nothomb ou l’aménité notoire : le périple d’une lecture plurielle, Cahiers de Narratologie, v.10, n.2, p.116-128, 2001.

LOPEZ, Telê Ancona. A criação literária na biblioteca do escritor. In: Ciência e Cultura. São Paulo, v.59, n.1, p.33-37, 2007. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252007000100016&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 15 jan. 2024

NOTHOMB, Amélie. Sede. Tradução: Gisela Bergonzoni. São Paulo: Planeta, 2021. 128p.

______. Soif. Paris: Éditions Albin Michel, 2019. 160p.

NOTHOMB, Amélie; SAVIGNEAU, Josyane. Écrire, écrire, pourquoi? Amélie Nothomb : Entretien avec Josyane Savigneau. Paris : Éditions de la Bibliothèque publique d’information, 2010 .27p.

PASCAL, Blaise. Pensées. Paris:Léon Brunschvicg, 1897. 258p.

SAKA, Paul. Pascal's Wager About God. The Internet Encyclopedia of Philosophy, ISSN 2161-0002. Disponível em: https://iep.utm.edu/pasc-wag/. Acesso em 12 jan. 2024.

SAMOYAULT, Tiphaine. A intertextualidade. Tradução: Sandra Nitrini. São Paulo:Hucitec, 2008. 160p.

VALÉRY, Paul. L'idée Fixe ou Deux Hommes à la Mer. Paris: Les Laboratoires Martinez, 1932. 131p.

VERSTICHEL-BOULANGER, Eolia. Le processus scriptural nothombien: une identité hybride. HYBRIDA, v.2, p.143-59, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.7203/HYBRIDA.2.20637 Acesso em 20 jan. 2024.

WHITE, Hayden. O texto histórico como artefato literário. In: ______Trópicos do Discurso: Ensaios sobre a crítica da Cultura. São Paulo: Edusp, 1994. p.97-116.
Publicado
2024-07-25