Aspectos da aquisição da escrita e ortografia por alunos surdos
Resumen
Este estudo buscou identificar as dificuldades que aprendizes surdos enfrentam no processo de escrita da língua portuguesa como segunda língua (L2), especialmente no que diz respeito às regras ortográficas, e propor uma categorização dos tipos de desvios ortográficos mais comuns, a fim de compreender possíveis hipóteses cosntruídas pelo aprendiz durante a escrita. Foi realizada uma análise de textos de 17 alunos surdos, do Ensino Fundamental II, e propostas três categorias para os desvios ortográficos na escrita: 1) Erros visuais; 2) Erros de influência articulatória; e 3) Erros de padrões ortográficos. Com base em estudos como os de Bélanger et al. (2012), Pinheiro; Rocha-Toffolo;Vilhena (2020) e Rocha-Toffolo (2022b), que destacam a importância de intervenções centradas na construção de uma base linguística sólida e no
reconhecimento de palavras com ênfase na exploração de pistas ortográficas, sugere-se estratégias de ensino pautadas no ensino explícito da ortografia, mediado pela língua de sinais e com uso de metodologias visuais, direcionado para determinados padrões e estruturas da língua, de forma que o aluno volte a atenção para detalhes de formas
linguísticas presentes na L2, especialmente para aquelas que não foram adquiridas por
falta de um input auditivo.
Descargas
Citas
ALMEIDA, D. L.; LACERDA, C. B. F. de. A escrita de sujeitos surdos: uma investigação sobre autoria. Pro-Posições, v. 30, 2019a.
ALMEIDA, D. L.; LACERDA, C. B. F. de. Português como segunda língua: a escrita de surdos em aprendizagem coletiva. Trabalho de Linguística Aplicada, v. 58, n. 2, 2019b.
BARROS, P. L. O ensino de uma língua escrita a alunos surdos: exemplo de uma atividade pedagógica baseada no gênero textual. Revista Espaço, n. 44, 2015.
BOWERS, L. M; MCCARTHY, D. H; SCHWARZ, I; WOLBERS, K. An analysis of deaf students’ spelling skills during a year-long instructional writing approach. Communication disorders quarterly, v. 1, 37(3), 2016.
BÉLANGER, N.; BAUM, S.; MAYBERRY, R. Reading difficulties in adult deaf readers of French: phonological codes, not guilty! Scientific Studies of Reading, v. 16, n. 3, p. 263-285, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10888438.2011.568555. Acesso em: 1 jul. 2024.
CAPOVILLA, F.; CAPOVILLA, A. G. S. Educação da criança surda: o bilinguismo e o desafio da descontinuidade entre a língua de sinais e a escrita alfabética. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 8, n. 2, p. 127-156, 2002.
CAPOVILLA, F. C. et al. Quando alunos surdos escolhem palavras escritas para nomear figuras: paralexias ortográficas, semânticas e quirêmicas. Perspectiva, v. 24, n. Especial, 2006, p. 153-175.
CARDOSO, D. P. Fonologia da língua portuguesa. São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, CESAD, 2009.
CARLISLE, J. F. Effects of instruction in morphological awareness on literacy achievement: An integrative review. Reading Research Quarterly, v. 45, n. 4, p. 464–487, 2010.
CASTRO, M. Ortografia no Ensino Fundamental II: múltiplos padrões e (re)escrita textual. 2022. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) - Universidade Federal de Minas Gerais. Repositório Institucional da Universidade Federal de Minas Gerais. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/42034. Acesso em: 1 jul. 2024.
CASTRO, M.; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L. Variação linguística e ensino da ortografia: o uso do conector adversativo “mas” em textos escritos por adultos em processo de escolarização. Revista Práticas de Linguagem, v. 8, p. 23-39, 2018.
CORDEIRO, R. A. A. Sinal Datilológico em Libras. 2019. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística. Repositório Institucional da Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214836. Acesso em: 1 jul. 2024.
EHRI, L. C. Development of sight word reading: phases and findings. In: SNOWLING, M. J.; HULME, C. (Eds.). The science of reading: a handbook. Oxford: Blackwell Publishing, 2010. p. 362-378.
FARIA-NASCIMENTO, S. P. et al. Proposta curricular para o ensino de português escrito como segunda língua para estudantes surdos da educação básica e do ensino superior. Livro eletrônico: caderno introdutório. Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação: DIPEBS-SEMESP-MEC, 2021. Disponível em: https://noticias.unb.br/67-ensino/5110-desenvolvido-no-il-projeto-para-ensino-de-portugues-a-surdos-e-adotado-pelo-ministerio-da-educacao. Acesso em: 1 jul. 2024.
FERREIRA, L. Por uma gramática de Línguas de Sinais. Tempo Brasileiro, 2010.
FREITAS, T. Escrita e ortografia: uma reflexão sobre as variações na escrita dos alunos do 3o ciclo do Ensino Fundamental. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações.
FRITH, U. Beneath the surface of developmental dyslexia. In: PATERSON, K. E.; MARSHALL, J. C.; COLTHEART, M. Surface dyslexia: neuropsychological and cognitive analyses of phonological reading. Lawrence Erlbaum, 1985.
GESUELI, Z. M.; MOURA, L. de. Letramento e surdez: a visualização das palavras. Educação Temática Digital, v. 7, n. 2, p. 110-122, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.796. Acesso em: 1 jul. 2024.
GOMBERT, J. Atividades metalinguísticas e aquisição da leitura. In: MALUF, M. R. (Org.), Metalinguagem e Aquisição da escrita. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.
GUARINELLO, A. C. et al. Clínica fonoaudiológica bilíngue, uma proposta terapêutica para surdos com a língua escrita: estudo de caso. CoDAS, v. 27, n. 5, 2015.
KOPPENHAVER, D. A.; WOLLAK, B. A. Morphemic decoding instruction for students who are deaf or hard of hearing. American Reading Forum Annual Yearbook [Online], v. 34, 2014.
MAYBERRY, R. I.; GIUDICE, A. A. D.; LIEBERMAN, A. M. Reading Achievement in Relation to Phonological Coding and Awareness in Deaf Readers: A Meta-analysis. Journal of Deaf Studies and Deaf Education, v. 16, n. 2, p. 164-188, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1093/deafed/enq049. Acesso em: 1 jul. 2024.
MIRANDA, A. R. M.; MATZENAUER, C. L. B. Aquisição da fala e da escrita: relações com a fonologia. Cadernos de Educação, v. 35, 2010, p. 359-405.
MORAIS, J. A Arte de ler. São Paulo, SP: Universidade Estadual Paulista, 1996.
LEBEDEFF, T. B. Aprendendo a ler “com outros olhos”: relatos de oficinas de letramento visual com professores surdos. Cadernos de Educação, v. 36, 2010, p. 175-195.
LEMLE, M. Guia teórico do alfabetizador. São Paulo: Ática, 1995.
OLIVEIRA, L. A. B. Um olhar psicopedagógico na inclusão de um aluno surdo. HOLOS, v. 34, n. 07, 2018.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L. Variação linguística e ensino da ortografia: o uso do conector adversativo “mas” em textos escritos por adultos em processo de escolarização. Revista Práticas de Linguagem, v. 8, 2018.
PEREIRA, M. C. C. O ensino de português como segunda língua para surdos: princípios teóricos e metodológicos. Educar em Revista, n. 2, p. 143-157, 2014.
PINHEIRO, Â. M. V.; ROCHA-TOFFOLO, A. C.; VILHENA, D. de A. Reading strategies for the profoundly deaf Libras users: Benefits of speech and lip reading for strengthening linguistic skills. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 37, 2020.
POLLO, T.; TREIMAN, R.; KESSLER, B. Uma revisão crítica de três perspectivas sobre o desenvolvimento da escrita. Estudos de Psicologia, v. 32, n. 3, p. 449-459, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0103-166X2015000300010. Acesso em: 1 jul. 2024.
QUADROS, R. M. Aquisição de L1 E L2: O contexto da pessoa surda. In: Anais do Seminário Desafios e Possibilidades na Educação Bilíngue para Surdos. Porto Alegre, 1997.
QUADROS, R. M. Libras. Linguística para o Ensino Superior - Livro 5. Parábola, 2019.
ROCHA TOFFOLO, A. C. Português visual. Proposta de produção de texto. YouTube, 5 de julho de 2022a. Disponível em: <https://www.youtube.com/playlist?list=PLzbWvJ_-NeJQVACj_hWMQ141ZA50AJql1>. Acesso em: 1 jul. 2024.
ROCHA-TOFFOLO, A. C. Produção escrita de alunos surdos e consciência morfológica. Tese de Doutorado em Linguística Aplicada, Universidade Federal de Minas Gerais. Repositório Institucional da Universidade Federal de Minas Gerais, 2022. Disponível em: <https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/40844/1/Produ%C3%A7%C3%A3o%20escrita%20de%20alunos%20surdos%20e%20consci%C3%AAncia%20morfol%C3%B3gica.pdf>. Acesso em: 1 jul. 2024.
ROCHA-TOFFOLO, A. C. BERNARDINO, E. L., VILHENA, D. A. PINHEIRO, A. M. V. Os benefícios da oralização e da leitura labial no desempenho de leitura de surdos profundos usuários da Libras. Revista Brasileira de Educação, v. 22, n. 71, 2017.
SALLES, et al. Ensino de Língua Portuguesa para Surdos: caminhos para a prática pedagógica. V. 1 e 2. Brasília: MEC/SEESP (Programa Nacional de Apoio à Educação dos Surdos), 2002.
SANTAELLA, L. Leitura de imagens. Editora Melhoramentos, 2012.
SANTOS, W. de. J.; LESSA-DE-OLIVEIRA, A. S. C. Trocas categoriais entre nomes e verbos na aquisição da escrita do português brasileiro por surdos. Domínios de Linguagem, v. 13, n. 3, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.14393/DL39-v13n3a2019-12>. Acesso em: 1 jul. 2024.
SILVA, T. C.; GUIMARÃES, D. O. A aquisição da linguagem falada e escrita: o papel da consciência linguística. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 48, n. 3, p. 316-323, 2013.
SOARES, M. B.; BATISTA, A. A. G. Alfabetização e Letramento. Ceale/FaE/UFMG, coleção alfabetização e letramento, 2005.
STEYER, D.; MAQUIEIRA, J.; FRONZA, J. C. M. de A. Atividades de língua portuguesa escrita no contexto de alunos surdos em anos iniciais do ensino fundamental. Revista Espaço, n. 48, 2017.
TAVEIRA, C. C.; ROSADO, L. A. da S. Por uma compreensão do letramento visual e seus suportes: articulando pesquisas sobre letramento, matrizes de linguagem e artefatos surdos. Espaço, v. 39, 2013.
TREIMAN, R. Statistical Learning and Spelling. Language, Speech, and Hearing Services in Schools, v. 49, 2018, p. 644–652.
TREIMAN, R.; KESSLER, B. How children learn to write words. Oxford University Press, 2014.
TRUSSELL, J. W.; EASTERBROOKS, S. R. Morphological knowledge and students who are deaf or hard-of-hearing: A review of the literature. Communication Disorders Quarterly, v. 38, n. 2, p. 67–77, 2017.
WILLIAMS, C.; MAYER, C. Writing in young deaf children. Review of Educational Research, v. 85, n. 4, 2015. p. 630–666.
Derechos de autor 2025 Caletroscópio

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
La Revista Caletroscópio detendrá, por un periodo de tres años, los derechos autorales de todos los trabajos aceptados para publicación: artículos, reseñas, traducciones, etc. Salvo esa restricción, los trabajos están licenciados con la Licencia Creative Commons – Reconocimiento – NoComercial – SinObraDerivada 4.0 Internacional. Después de ese tiempo, caso el autor publique el texto, aunque sean hechos cambios en el original, se solicita que sea incluida, en nota a pie, la información de que una versión anterior del artículo fue publicada en la Revista Caletroscópio, presentando las referencias adecuadas.