A pulsão da escrita, o endereçamento e a letra em Ana Cristina Cesar
Resumen
Este texto reflete sobre a escritura de Ana Cristina Cesar, a fim de acompanhar a pulsão da escrita. Com amparo teórico e crítico oriundo da teoria literária e da psicanálise, investiga-se: a) o desejo de escrever, desdobrado em Querer-Escrever e pulsão da escrita; b) a interlocução e o endereçamento, procedimentos fulcrais na obra da referida autora; c) a letra, noção que aproxima a literatura e a psicanálise.
Descargas
Citas
BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso: ensaios críticos III. Tradução de Léa Novaes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
BARTHES, Roland. A preparação do romance I: da vida à obra. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2005a.
BARTHES, Roland. Sade, Fourier, Loyola. Tradução de Mário Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2005b.
BARTHES, Roland. O prazer do texto. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2010.
BARTHES, Roland. O rumor da língua. Tradução de Mário Laranjeira. 3ª edição. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
BARTHES, Roland. Fragmentos de um discurso amoroso. Tradução de Hortênsia dos Santos. São Paulo: Editora Unesp, 2018.
BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.
BRANCO, Lucia Castello. Os absolutamente sós - Llansol - A letra - Lacan. Belo Horizonte: Autêntica; FALE/UFMG, 2000.
BRANCO, Lucia Castello. Chão de letras: as literaturas e a experiência da escrita. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
BRANCO, Lucia Castello. Os ínvios caminhos: escrever, ler, psicanalisar. Belo Horizonte: Cas’a Edições, 2019.
BRANCO, Lucia Castello; SOBRAL, Ayanne Priscilla Alves. O que é psicanálise literária? Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2022. Disponível em: https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/19193/1/ebook_
psicanalise-literaria_2022.pdf. Acesso em: 21 fev. 2025.
CESAR, Ana Cristina. A teus pés. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1983.
CESAR, Ana Cristina. Correspondência incompleta: Ana C. Organização de Armando Freitas Filho e Heloisa Buarque de Hollanda. Rio de Janeiro: Aeroplano, 1999.
CESAR, Ana Cristina. Antigos e soltos: poemas e prosas da pasta rosa. Organização de Viviana Bosi. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2008.
CESAR, Ana Cristina. Poética. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
CESAR, Ana Cristina. Crítica e tradução. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
FELMAN, Shoshana. O escândalo do corpo falante: Don Juan com Austin, ou a sedução em duas línguas. Tradução de João Rocha e Lucia Castello Branco. Campinas: Editora da Unicamp, 2022.
FREUD, Sigmund. As pulsões e seus destinos. Tradução de Pedro Heliodoro. Belo Horizonte: Autêntica, 2023.
KAMENSZAIN, Tamara. Garotas em tempos suspensos. Tradução de Paloma Vidal. São Paulo: Círculo de Poemas, 2022.
LACAN, Jacques. O seminário sobre “A carta roubada”. In: Escritos. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
LACAN, Jacques. Lituraterra. In: Outros escritos. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
LACAN, Jacques. O seminário, livro 18: de um discurso que não fosse semblante. Tradução Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, [1971]2005.
LACAN, Jacques. O seminário, livro 2: o eu na teoria de Freud e na técnica da psicanálise. Tradução de Marie Christine Lasnik Penot e Antonio Luiz Quinet de Andrade. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, [1954-1955] 2010.
LOPES, Silvina Rodrigues. Literatura, defesa do atrito. Belo Horizonte: Edições Chão da Feira, 2022.
MORICONI, Italo. Ana C: o sangue de uma poeta. 2 ed. Editora e-galáxia/Selo HB, 2016.
PEDROSA, Célia et. al. (org.). Indicionário do contemporâneo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.
SANTIAGO, Silviano. Nas malhas da letra: ensaios. Rio de Janeiro: Rocco, 2002.
Derechos de autor 2025 Caletroscópio

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
La Revista Caletroscópio detendrá, por un periodo de tres años, los derechos autorales de todos los trabajos aceptados para publicación: artículos, reseñas, traducciones, etc. Salvo esa restricción, los trabajos están licenciados con la Licencia Creative Commons – Reconocimiento – NoComercial – SinObraDerivada 4.0 Internacional. Después de ese tiempo, caso el autor publique el texto, aunque sean hechos cambios en el original, se solicita que sea incluida, en nota a pie, la información de que una versión anterior del artículo fue publicada en la Revista Caletroscópio, presentando las referencias adecuadas.