Geraldo Viramundo: um grande mentecapto
Palavras-chave:
Carnavalização, O grande mentecapto, Anti-herói
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a complexidade e a ambivalência de Geraldo Viramundo, protagonista do romance brasileiro O Grande Mentecapto, de Fernando Sabino. Nessa análise, serão discutidas as identidades e máscaras do personagem, além de seu comportamento desviante, sua figura física grotesca e seu discurso incomum. Dessa maneira, será possível mostrar que O Grande Mentecapto é uma obra que se filia à tradição literária carnavalizada, pois tem um protagonista multifacetado que, por meio de sua percepção crítica, revela o absurdo das situações e luta pela liberdade e pela dignidade humana. Portanto, Geraldo Viramundo traz as inversões, o princípio cômico e a visão crítica e renovadora dos anti-heróis carnavalizados. Para isso, serão utilizados principalmente os estudos de Bakhtin (1999) a respeito da carnavalização.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-06-23
Edição
Seção
Artigos
A Revista Caletroscópio deterá, por um período de três anos, os direitos autorais de todos os trabalhos aceitos para publicação: artigos, resenhas, traduções, etc. Fora essa restrição, os trabalhos estão licenciados com a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Após esse tempo, caso o autor publique o texto, ainda que sejam feitas alterações no original, solicita-se que seja incluída, em nota de rodapé, a informação de que uma versão anterior do artigo foi publicada na Revista Caletroscópio, apresentando as devidas referências.