Americanismos léxicos em dicionários escolares bilíngues português-espanhol

  • Mônica Emmanuelle Ferreira de Carvalho Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Resumo

A discussão sobre a classificação de um americanismo léxico e ausência de explicitação dos critérios utilizados nos dicionários bilíngues, na classificação de lexias como americanismos, é responsável pela existência de ambiguidades no que se refere à sustentação e à pertinência da classificação adotada pelo lexicógrafo. Tendo em vista a importância do léxico no processo de aprendizagem e a falta de reflexão mais profunda sobre a diversidade linguística do espanhol no âmbito da lexicografia, discutiremos a forma como são apresentados os americanismos lexicais em um suporte que os alunos brasileiros buscam como ferramenta de trabalho: os dicionários bilíngues. A análise de aspectos do léxico inventariado demonstrou a fragilidade da classificação de alguns americanismos, por vezes considerada incoerente e insuficiente se comparada às descrições dos projetos sobre a variação léxica no espanhol, somada a não especificação dos critérios utilizados na categorização desses fatos linguísticos contribuem para uma imprecisão de informações.

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Biografia do Autor

Mônica Emmanuelle Ferreira de Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da FALE/UFMG, Minas Gerais, Brasil; CAPES.
Seção
Artigos