Os Novos Estudos do Letramento: um novo campo de investigação das práticas de leitura e escrita
Resumo
Refletimos, neste estudo, a respeito dos Novos Estudos do Letramento como um novo campo de investigação das práticas de leitura e de escrita. Para tanto, traçamos um percurso teórico a respeito do surgimento e desenvolvimento deste novo campo de estudos, que, diferentemente de abordagens tradicionais, vê o letramento como uma prática social e situada. Nesse sentido, discutimos os conceitos de letramento autônomo e letramento ideológico, a diferença entre alfabetização e letramento e sobre os estudos do letramento no Brasil. Por fim, tratamos dos multiletramentos, os quais envolvem a diversidade cultural e as múltiplas linguagens e semioses que surgiram com o advento das novas Tecnologias Digitais da Comunicação e da Informação (TDICs) e dos gêneros digitas ou emergentes, por meio dos quais esses dois “multi” (múltiplas linguagens e múltiplas culturas) subsistem simultaneamente e dos quais a escola, como uma importante agência de letramentos, não pode se eximir.
Downloads
A Revista Caletroscópio deterá, por um período de três anos, os direitos autorais de todos os trabalhos aceitos para publicação: artigos, resenhas, traduções, etc. Fora essa restrição, os trabalhos estão licenciados com a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Após esse tempo, caso o autor publique o texto, ainda que sejam feitas alterações no original, solicita-se que seja incluída, em nota de rodapé, a informação de que uma versão anterior do artigo foi publicada na Revista Caletroscópio, apresentando as devidas referências.