Os Novos Estudos do Letramento: um novo campo de investigação das práticas de leitura e escrita

  • Fernanda Taís Brignol Guimarães Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter Universidade de Caxias do Sul - UCS
Palavras-chave: Novos Estudos do Letramento, Multiletramentos, Prática escolar

Resumo

Refletimos, neste estudo, a respeito dos Novos Estudos do Letramento como um novo campo de investigação das práticas de leitura e de escrita. Para tanto, traçamos um percurso teórico a respeito do surgimento e desenvolvimento deste novo campo de estudos, que, diferentemente de abordagens tradicionais, vê o letramento como uma prática social e situada. Nesse sentido, discutimos os conceitos de letramento autônomo e letramento ideológico, a diferença entre alfabetização e letramento e sobre os estudos do letramento no Brasil. Por fim, tratamos dos multiletramentos, os quais envolvem a diversidade cultural e as múltiplas linguagens e semioses que surgiram com o advento das novas Tecnologias Digitais da Comunicação e da Informação (TDICs) e dos gêneros digitas ou emergentes, por meio dos quais esses dois “multi” (múltiplas linguagens e múltiplas culturas) subsistem simultaneamente e dos quais a escola, como uma importante agência de letramentos, não pode se eximir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Taís Brignol Guimarães, Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter Universidade de Caxias do Sul - UCS

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Pampa – Unipampa (2012). Especialista em Leitura e Escrita pela mesma universidade (2013). Mestre em Letras / Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas – UCPel. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Associação Ampla UCS/UniRitter. Bolsista CAPES.

Publicado
2019-06-18