Uma nova compreensão de estratégias motivacionais

  • Maria Clara Matos Universidade Federal do Pará
  • Eder Barbosa Cruz Universidade Federal do Pará
  • Walkyria Magno e Silva Universidade Federal do Pará

Resumo

Desde o início deste século, o Paradigma da Complexidade tem sido uma dasinfluênciaspara o surgimento de uma nova fase no estudo da motivação, denominada de sociodinâmica (DÖRNYEI; USHIODA, 2011). Nesse contexto, emerge a necessidade de se refletir sobre as estratégias motivacionais voltadas para a aprendizagem de línguas estrangeiras propostas por Dörnyei (2001). Este artigo tem como objetivo examiná-las, em consonância com os pressupostos teóricos que caracterizam a motivação dinâmica e complexa. Para tanto,exploramos noções de motivação, revisitamos algumas estratégias e tecemos reflexões acerca da sua operacionalidade em face de um entendimento mais recente do construto. Entre outros achados, nosso estudo indica que essas estratégias alcançam uma interligação maior com a realidade do aluno quando acrescidas de reflexões pautadas no pensamento complexo.  

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-06-21