Representações docentes acerca da Base Nacional Curricular Comum e suas implicações para o Ensino Médio

Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular; Currículo; Formação continuada

Resumo

A Base Nacional Curricular Comum (BNCC) é um documento normativo que define as aprendizagens que os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica. As repercussões da BNCC são muitas, cabendo às Secretarias Estaduais e Municipais de Educação discutirem, como tais reformulações podem ser operacionalizadas nas escolas.  Assim, as diretrizes da BNCC impactam diretamente o Ensino Médio, afetando principalmente a prática docente. Nesse contexto, professores do Distrito Federal discutem o possível impacto da BNCC com relação ao ‘Currículo em Movimento’ e à prática pedagógica. Esse artigo tem como objetivo analisar as representações docentes acerca da implementação da BNCC nas escolas públicas de Sobradinho-DF no contexto da formação continuada, com base na Análise do Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2003; CHOULIARAKI & FAIRCLOUGH, 1999; RAMALHO & RESENDE, 2011;). Os resultados apontam a importância da formação continuada crítica acerca da BNCC, devido às incertezas dos docentes acerca da sua implementação e operacionalização no Currículo do DF e seus possíveis impactos na formação dos estudantes do Ensino Médio.

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Biografia do Autor

Vanda do Carmo Barbosa Ferreira, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL

Professora de Língua Portuguesa da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Pós-graduada em Linguagens pela Universidade de Brasília.

Referências

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Publicado
2021-12-29