Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A pessoa responsável pela submissão está devidamente cadastrado no sistema da revista, possuindo login e senha aos quais tem acesso
  • A contribuição é original e inédita: o manuscrito não é composto (integral ou parcialmente) de material já publicado em formato digital ou físico, com exceção de repositórios institucionais. O manuscrito não está em processo de avaliação por outro periódico
  • O arquivo foi submetido no formato .word ou .pdf
  • O manuscrito não apresenta qualquer indício de identificação da autoria. Foi removida a autoria do arquivo através das Propriedades no Microsoft Office Word (opção "Inspecionar Documento"), de modo a garantir o processo de Avaliação Cega por Pares pelo qual o manuscrito poderá passar
  • A pessoa responsável pelo manuscrito informou a sua filiação institucional, titulação e ORCID exclusivamente no campo “Comentários ao editor” no momento da submissão. Essa informação não deve constar no corpo do texto, pois pode ser considerada como auto identificação, o que levará à desconsideração do manuscrito pela Revista
  • O manuscrito submetido à seção Artigos possui entre 12 e 20 laudas. O manuscrito submetido à seção Resenhas possui entre 3 e 5 laudas. O manuscrito submetido à seção Entrevistas possui entre 3 e 5 laudas.
  • O texto foi redigido na fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, parágrafos antes e depois em 0pt. Os recuos dos parágrafos possuem 1,25 cm. As margens superior e esquerda possuem 3cm, e as margens inferior e direita, 2cm. Citações diretas com mais de 3 linhas foram recuadas em 4cm em relação à margem esquerda, redigidas na fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, parágrafos antes e depois 12pt. Emprega-se itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL)
  • URLs de referência e DOI's foram informados sempre que possível
  • O texto segue os demais padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para autores, na página Submissões
  • A pessoa responsável pela submissão leu e tem ciência da Política de Avaliação dos Manuscritos e da Política de Periodicidade e de Publicação adotadas pela (entre)linhas

Diretrizes para Autores

Até Março de 2025, a (entre)linhas aceitará submissões que estejam em conformidade com as antigas diretrizes e com as novas, descritas abaixo. A partir de Março de 2025, a (entre)linhas aceitará submissões que estejam em conformidade apenas com as novas diretrizes.

(válidas a partir de Março de 2025)

As pessoas responsáveis pela submissão de manuscritos se comprometem a seguir estritamente as diretrizes de publicação da (entre)linhas: Revista do Programa de Pós-graduação em História da UFOP. Se o manuscrito não corresponder com essas diretrizes, a comissão científica deste periódico poderá desconsiderá-lo.

Caso a Revista desconsidere um manuscrito que não obedece às diretrizes, a pessoa responsável pela submissão poderá submeter novamente seu manuscrito a esta Revista a qualquer momento. A Revista encoraja fortemente a submissão por pessoas que cursam a graduação, pós-graduação ou que já são diplomadas/tituladas.

A (entre)linhas opera a partir do Open Journal Systems (OJS-SEER). Todas as submissões devem ser feitas através desta plataforma. Não serão aceitas submissões por e-mail, salvo em caso de permissão devidamente concedida pela comissão editorial da Revista.

O manuscrito poderá ser integralmente copiado exclusivamente de material já disponibilizado em repositórios institucionais, como bancos de relatórios de pesquisas, TCC’s, Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado ou relatórios de Pós-doutorado, ou poderá possuir trechos replicados exclusivamente desses tipos de produção escrita. Nesses casos, a pessoa responsável pelo manuscrito deve informar exclusivamente os editores no momento da submissão, através do campo “Comentários para o editor”. Essa informação não deve constar no corpo do texto, pois pode ser considerada como auto identificação, o que levará à desconsideração do manuscrito pela Revista. 

Caso o manuscrito tenha sido produzido a partir de pesquisa financiada por órgão de fomento, essa informação deve ser indicada no campo “Comentários para o editor” no momento da submissão. Recomenda-se indicar o código do processo. Essa informação não deve constar no corpo do texto, pois pode ser considerada como auto identificação, o que levará à desconsideração do manuscrito pela Revista. 

As figuras, tabelas e gráficos devem ser numerados de forma crescente, utilizando algarismos arábicos, conforme a ABNT NBR 14724. Cada um desses elementos deve ter um título, escrito no mesmo formato do manuscrito, mas em negrito, com espaçamento de 6pt antes e depois. O título deve aparecer acima do recurso visual, começando com o termo apropriado (Figura, Gráfico, Tabela), seguido do título específico. Além disso, todas as figuras, tabelas e gráficos devem incluir uma referência de fonte, posicionada logo abaixo do elemento, alinhada às suas dimensões. Essa referência deve ser escrita em tamanho 11, na fonte Times New Roman, com espaçamento simples, e com 0pt de espaçamento antes e 12pt depois. O autor ou autora deve declarar que possui os direitos sobre o uso de qualquer figura, tabela ou gráfico.

Referências

Todos os manuscritos (artigos, resenhas e entrevistas) que citarem direta ou indiretamente obras de diversos tipos deverão apresentar uma lista de referências na(s) sua(s) última(s) página(s), organizada em ordem alfabética, e redigida segundo a norma ABNT NBR 6023:2018. No corpo do texto, as referências devem seguir o padrão (AUTOR, ANO, PÁGINA). 

A(s) página(s) da lista de referências não será(o) contabilizada(s) entre os limites de páginas permitidas. Deve-se pular uma linha após cada referência. Somente devem constar nesta lista as obras mencionadas no manuscrito.

Exemplos: 

  • Referência completa: OLIVEIRA, Maria Inês Cortês. O Liberto: o seu mundo e outros, Salvador, 1790-1890. São Paulo: Corrupio, 1988.
  • Referência no corpo do texto: OLIVEIRA, 1988.
  • Referência completa: CHAVES, Cláudia Maria das Graças; PIRES, Maria do Carmo; MAGALHÃES, Sônia Maria de (orgs.). Casa de Vereança de Mariana: 300 anos de História da Câmara Municipal. Ouro Preto: Editora da UFOP, 2008.
  • Referência no corpo do texto: CHAVES; PIRES; MAGALHÃES, 2008.

Livros

SOBRENOME, Primeiro nome. Título: subtítulo. Edição (se houver). Cidade: Editora, Ano da publicação.

Exemplo: 

  • Referência completa: OLIVEIRA, Maria Inês Cortês. O Liberto: o seu mundo e outros, Salvador, 1790-1890. São Paulo: Corrupio, 1988.
  • Referência no corpo do texto: OLIVEIRA, 1988.

Capítulos de livro

SOBRENOME, Primeiro nome. Título: subtítulo do capítulo. In: SOBRENOME, Nome do organizador; SOBRENOME, Nome do organizador (org.). Título do livro. Edição (se houver). Cidade: Editora, Ano da publicação, p. inicial do capítulo-final do capítulo.

Até 3 organizadores, deve-se citar o nome de todos. As referências a livros organizados por mais de três pessoas podem usar a expressão et al

Exemplo: 

SANTOS, F. R. A colonização da terra do Tucujús. In: SANTOS, F. R. História do Amapá, 1º grau. 2. ed. Macapá: Valcan, 1994, p. 15-24.

Caso as publicações estejam disponíveis em plataformas digitais, basta inserir ao final de cada tipo de referência: 

  • Tipo de recurso digital. Disponível em: endereço URL. ou DOI. Acesso em: 21 ago. 2011.
  • Exemplo: BAVARESCO, Agemir; BARBOSA, Evandro; ETCHEVERRY, Katia Martin (org.). Projetos de filosofia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011. E-book. Disponível em: http ://ebooks.pucrs.br/edipucrs/projetosdeflosofa.pdf. Acesso em: 21 ago. 2011.

Monografias, dissertações e teses

SOBRENOME, Primeiro nome. Título: subtítulo (se houver). Ano de depósito no repositório. Tipo do trabalho (grau e curso) – vinculação acadêmica, Instituição, Cidade, Ano de apresentação ou defesa.

Exemplo: AGUIAR, André Andrade de. Avaliação da microbiota bucal em pacientes sob uso crônico de penicilina e benzatina. 2009. Tese (Doutorado em Cardiologia) – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

Publicações de periódicos científicos

SOBRENOME, Nome. Título do artigo: subtítulo (se houver). Título do periódico, Cidade da publicação, numeração do ano e/ou volume, número e/ou edição, tomo (se houver), páginas inicial e final, e data ou período de publicação.

Exemplo: 

  • DE LUCCA, Gabriella. Notas curtas. Getulio, São Paulo, ano 3, p. 9, jul./ago. 2009.

Em caso de artigos que possuam DOI, informar, de acordo com o exemplo: 

  • FREITAS, Gustavo de. A Companhia Geral do Comércio do Brasil (1649-1720). In: Revista de História, São Paulo, v. 2, n. 6, p. 307-328, junho 1951. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/35002>. Acesso em: 27 apr. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v2i6p307-328.

Texto publicado em jornal: SOBRENOME, Nome. Título do artigo ou matéria. Jornal em itálico, Cidade, dd/mm/aaaa, caderno, p.

Anais de evento: SOBRENOME, Nome. Título do trabalho apresentado. In: NOME DO EVENTO, número, ano, local. Resumos, Anais, Atas, Proceedings em itálico. Cidade: Editora, ano, p.

Evento: NOME DO EVENTO, número, ano, local.

Para fontes manuscritas e documentos impressos: Autor. Tipo de documento. Data. Informações descritivas seguidas de vírgula. Informações de localização arquivística, sigla do manuscrito, instituição depositária, seguidas de vírgula.

Para materiais iconográficos: Autor. Título em itálico. Data. Suporte (pintura, gravura, fotografia etc.), demais informações seguidas por vírgula.

Para materiais cartográficos: Autor. Título em itálico. Local: editora, ano. Designação específica (1 atlas, mapa, fotografia aérea). Escala. Demais informações seguidas de vírgula.

Para materiais sonoros: Compositor ou intérprete. Título em itálico. Local: gravadora (ou equivalente), data. Suporte, demais informações seguidas por vírgula.

Para documentos tridimensionais: Autor. Título em itálico. Data. Especificação do objeto (escultura, fósseis, objetos etc.): características do objeto (material, dimensões, descrição etc.). Local onde se encontra (Museu, Arquivo, Coleção particular etc.)

Para materiais disponíveis online: Utilizar as mesmas normas acima para cada tipo de material, acrescentando, ao final da referência, as seguintes expressões e dados: Disponível em: <http://> e Acesso em: dd/mm/aaaa.

Artigos

Os artigos devem ter entre 12 e 20 páginas (não incluindo bibliografia), título, title, resumo, abstract, e três palavras-chave, keywords. A (entre)linhas aceita artigos em português, espanhol e inglês.

Estrutura dos artigos:

Recomenda-se que os autores dividam os artigos em seções, que devem consistir em títulos explicativos, em negrito e com caixa alta apenas na primeira letra da primeira palavra, ou na primeira letra do substantivo próprio, se houver. Em hipótese alguma será aceita a divisão de seções por algarismos ou letras.

  • Título: O título, em português e inglês, deverá estar em negrito, centralizado, primeira letra da primeira palavra em caixa alta e demais em caixa baixa (exceto nomes próprios), sem espaçamento entre linhas e entre parágrafos.
  • Resumo: o resumo deve ser redigido em português e inglês (abstract), podendo também conter, além destes dois, resumo em espanhol ou francês com extensão de 100 a 250 palavras. O resumo deve seguir a norma NBR 6028 e apresentar espaçamento simples.
  • Palavras-chave: Cada artigo deverá conter entre 03 (três) e 05 (cinco) palavras chave em português e inglês (keywords). As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave: separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.

Seção aberta para recebimento de manuscritos. Conferir https://periodicos.ufop.br/entrelinhas/about/submissions e Política de Avaliação dos Manuscritos.

Resenhas

A (entre)linhas publica resenhas críticas de obras que tenham sido publicadas recentemente ou de títulos há muito esgotados e com reedição recente (até três anos para obras nacionais e cinco anos para obras estrangeiras). As resenhas devem conter entre 3 e 5 páginas. 

  • Estrutura: Título opcional: Nesse caso, a referência completa da obra resenhada deve aparecer abaixo desse título. Também serão aceitas resenhas cujo título seja a própria referência da obra resenhada. Não serão aceitas resenhas em coautoria.

Seção aberta para o recebimento de manuscritos de revisão de livros. Conferir https://periodicos.ufop.br/entrelinhas/about/submissions e Política de Avaliação dos Manuscritos 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.