ISSN: 2965-5293
Qualis 2021-2024: B4
As pessoas responsáveis pela submissão de manuscritos se comprometem a seguir estritamente as diretrizes de publicação da (entre)linhas: Revista do Programa de Pós-graduação em História da UFOP. Se o manuscrito não corresponder com essas diretrizes, a comissão editorial deste periódico poderá desconsiderá-lo.
Caso a Revista desconsidere um manuscrito que não obedece às diretrizes, a pessoa responsável pela submissão poderá submeter novamente seu manuscrito a esta Revista a qualquer momento. A Revista encoraja fortemente a submissão por pessoas que cursam a graduação, pós-graduação ou que já são diplomadas/tituladas.
A (entre)linhas opera a partir do Open Journal Systems (OJS-SEER). Todas as submissões devem ser feitas através desta plataforma. Não serão aceitas submissões por e-mail, salvo em caso de permissão devidamente concedida pela comissão editorial desta revista.
O manuscrito poderá ser integralmente copiado exclusivamente de material já disponibilizado em repositórios institucionais, como bancos de relatórios de pesquisas, TCC’s, Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado ou relatórios de Pós-doutorado, ou poderá possuir trechos replicados exclusivamente desses tipos de produção escrita. Nesses casos, a pessoa responsável pelo manuscrito deve informar exclusivamente os editores no momento da submissão, através do campo “Comentários para o editor”. Essa informação não deve constar no corpo do texto, pois pode ser considerada como auto identificação, o que levará à desconsideração do manuscrito pela Revista.
Caso o manuscrito tenha sido produzido a partir de pesquisa financiada por órgão de fomento, essa informação deve ser indicada no campo “Comentários para o editor” no momento da submissão. Recomenda-se indicar o código do processo (no caso da CAPES, aceita-se o código 001).
As figuras, tabelas e gráficos devem ser numerados de forma crescente, utilizando-se algarismos arábicos, conforme a ABNT NBR 14724. Cada um desses elementos deve ter um título, escrito no mesmo formato do manuscrito, mas em negrito, com espaçamento de 6pt antes e depois. O título deve aparecer acima do recurso visual, começando com o termo apropriado (Figura, Gráfico, Tabela), seguido do título específico. Além disso, todas as figuras, tabelas e gráficos devem incluir uma referência de fonte, posicionada logo abaixo do elemento, alinhada às suas dimensões. Essa referência deve ser escrita em tamanho 11, na fonte Times New Roman, com espaçamento simples, e com 0pt de espaçamento antes e 12pt depois. A pessoa responsável pelo manuscrito deve declarar que possui os direitos sobre o uso de qualquer figura, tabela ou gráfico.
Referências
Todos os manuscritos (artigos, resenhas e entrevistas) que citarem direta ou indiretamente obras de diversos tipos deverão apresentar uma lista de referências na(s) sua(s) última(s) página(s), organizada em ordem alfabética, e redigida segundo a norma ABNT NBR 6023:2018. No corpo do texto, as referências devem seguir o padrão (AUTOR, ANO, PÁGINA).
A(s) página(s) da lista de referências não será(o) contabilizada(s) entre os limites de páginas permitidas. Deve-se pular uma linha após cada referência. Somente devem constar nesta lista as obras mencionadas no manuscrito.
Exemplos:
Livros
SOBRENOME, Primeiro nome. Título: subtítulo. Edição (se houver). Cidade: Editora, Ano da publicação.
Exemplo:
Capítulos de livro
SOBRENOME, Primeiro nome. Título: subtítulo do capítulo. In: SOBRENOME, Nome do organizador; SOBRENOME, Nome do organizador (org.). Título do livro. Edição (se houver). Cidade: Editora, Ano da publicação, p. inicial do capítulo-final do capítulo.
Até 3 organizadores, deve-se citar o nome de todos. As referências a livros organizados por mais de três pessoas podem usar a expressão et al.
Exemplo:
SANTOS, F. R. A colonização da terra do Tucujús. In: SANTOS, F. R. História do Amapá, 1º grau. 2. ed. Macapá: Valcan, 1994, p. 15-24.
Caso as publicações estejam disponíveis em plataformas digitais, basta inserir a URL ao final de cada tipo de referência, e a data de acesso.
Monografias, dissertações e teses
SOBRENOME, Primeiro nome. Título: subtítulo (se houver). Ano de depósito no repositório. Tipo do trabalho (grau e curso) – vinculação acadêmica, Instituição, Cidade, Ano de apresentação ou defesa.
Exemplo: AGUIAR, André Andrade de. Avaliação da microbiota bucal em pacientes sob uso crônico de penicilina e benzatina. 2009. Tese (Doutorado em Cardiologia) – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
Publicações de periódicos científicos
SOBRENOME, Nome. Título do artigo: subtítulo (se houver). Título do periódico, Cidade da publicação, numeração do ano e/ou volume, número e/ou edição, tomo (se houver), páginas inicial e final, e data ou período de publicação.
Exemplo:
Em caso de artigos que possuam DOI, informar, de acordo com o exemplo:
Texto publicado em jornal: SOBRENOME, Nome. Título do artigo ou matéria. Jornal em itálico, Cidade, dd/mm/aaaa, caderno, p.
Anais de evento: SOBRENOME, Nome. Título do trabalho apresentado. In: NOME DO EVENTO, número, ano, local. Resumos, Anais, Atas, Proceedings em itálico. Cidade: Editora, ano, p.
Evento: NOME DO EVENTO, número, ano, local.
Para fontes manuscritas e documentos impressos: Autor. Tipo de documento. Data. Informações descritivas seguidas de vírgula. Informações de localização arquivística, sigla do manuscrito, instituição depositária, seguidas de vírgula.
Para materiais iconográficos: Autor. Título em itálico. Data. Suporte (pintura, gravura, fotografia etc.), demais informações seguidas por vírgula.
Para materiais cartográficos: Autor. Título em itálico. Local: editora, ano. Designação específica (1 atlas, mapa, fotografia aérea). Escala. Demais informações seguidas de vírgula.
Para materiais sonoros: Compositor ou intérprete. Título em itálico. Local: gravadora (ou equivalente), data. Suporte, demais informações seguidas por vírgula.
Para documentos tridimensionais: Autor. Título em itálico. Data. Especificação do objeto (escultura, fósseis, objetos etc.): características do objeto (material, dimensões, descrição etc.). Local onde se encontra (Museu, Arquivo, Coleção particular etc.)
Para materiais disponíveis online: Utilizar as mesmas normas descritas acima para cada tipo de material, acrescentando, ao final da referência, os seguintes dados: Disponível em: <http://> e Acesso em: dd/mm/aaaa.
Os artigos devem ter entre 12 e 20 páginas (não incluindo bibliografia), título, title, resumo, abstract, e três palavras-chave, keywords. A (entre)linhas aceita artigos em português, espanhol e inglês.
Estrutura dos artigos:
Recomenda-se que os autores dividam os artigos em seções, que devem consistir em títulos explicativos, em negrito e com caixa alta apenas na primeira letra da primeira palavra, ou na primeira letra do substantivo próprio, se houver. Em hipótese alguma será aceita a divisão de seções por algarismos ou letras.
Seção aberta para recebimento de manuscritos. Conferir https://periodicos.ufop.br/entrelinhas/about/submissions e Política de Avaliação dos Manuscritos.
A (entre)linhas publica resenhas críticas de obras que tenham sido publicadas recentemente ou de títulos há muito esgotados e com reedição recente (até três anos para obras nacionais e cinco anos para obras estrangeiras). As resenhas devem conter entre 3 e 5 páginas.
Seção aberta para o recebimento de manuscritos de revisão de livros. Conferir https://periodicos.ufop.br/entrelinhas/about/submissions e Política de Avaliação dos Manuscritos
Seção reservada.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
ISSN: 2965-5293
Qualis 2021-2024: B4
(entre)linhas: Revista do Programa de Pós-Graduação em História da UFOP. Mariana - MG, Brasil. ISSN: 2965-5293.
A Revista (entre)linhas está licenciada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International